Os dados são ativos cruciais para as empresas hoje, independente do seu tamanho e quantidade de colaboradores. Podemos afirmar nos dias de hoje que as infromações que uma empresa possui são o seu mais precioso ativo.

Sem acesso a seus dados, as empresas podem não ser capazes de fornecer aos seus clientes o nível de serviço desejado e, muitas vezes podem sofrer impactos negativos que podem afetar diretamente o seu negócio, gerando perda de produtividade e como consequência perda de receita financeira. Além disso, atendimento ao cliente com deficiência, perda de vendas ou problemas de colaboração entre a equipe são exemplos de o que pode acontecer quando as informações não estão disponíveis para as equipes de uma empresa.

Cada um desses problemas contribui para a falta de eficiência e, possivelmente, perda de receita, se os clientes não puderem esperar uma interrupção de dados ser corrigida. Acompanhe!

Soluções de Storages

Além disso, quando se trata de armazenamento de dados, as pequenas empresas acabam enfrentando outros problemas, onde as soluções de armazenamento de dados tenham que cumprir alguns requisitos para serem aceitas pela direção da empresa como:

 

Segundo a empresa líder na produção de discos rígidos e soluções de armazenamento Seagate, estima-se que, até 2016, a capacidade de arquivamento de emails sozinha crescerá de 13.321,4 petabytes para 111.624,1 petabytes. A capacidade de arquivamento de dados está prevista para aumentar ainda mais até então, passando de 13.527 petabytes para 106.472,54 petabytes. Esses aumentos drásticos exigem uma solução que cresça juntamente com a demanda cada vez maior da sua empresa.

Storages NAS

É nesse contexto que podemos mencionar os dispositivos NAS (Network Attached Storage).Os dispositivos NAS estão ganhando popularidade rapidamente entre as pequenas empresas em vários setores como uma solução de armazenamento eficiente, escalável e de baixo custo.

Um dispositivo NAS é um dispositivo destinado ao armazenamento de dados conectado a uma rede de computadores. Dessa forma, este possibilita a centralização das informações, melhora o gerenciamento de acesso as informações por parte dos usuários e facilita rotinas de backup e restauração de dados. Os dispositivos NAS são flexíveis e de expansão horizontal, ou seja, à medida que você precisar de mais armazenamento, pode adicionar ao que você já tem.

Atualmente, pode ser implementado tanto via software quanto via hardware, na forma de appliances com sistema operacional embarcado. Inicialmente, um NAS era utilizado por usuários domésticos e pequenas empresas, mas hoje qualquer nível de empresa já utiliza um NAS como ponto central para o armazenamento dos dados dos usuários ou para armazenamento de backups.

A grande maioria dos sistemas NAS possui suporte a um grande número de protocolos para o compartilhamento de arquivos, como NFS, SMB/CIFS e AFP (Apple Filing Protocol). Dessa forma, um NAS pode atender diversos usuários em redes heterogêneas, não se prendendo a determinados tipos de clientes. Também pode conter um ou vários discos e prover suporte a alguns níveis de RAID para aumentar a segurança/performance no acesso aos dados. Além disso, um NAS pode operar como um iSCSI target, entregando blocos iSCSI para clientes iSCSI. Muito útil onde deseja-se utilizar um NAS em conjunto com um sistema de virtualização.

Existem várias outras arquiteturas para o armazenamento de dados, como DAS (Direct-Attached Storage) e SAN (Storage Area Network). De forma básica, um DAS é uma extensão de armazenamento de dados para um servidor onde geralmente esse dispositivo é fisicamente conectado nesse servidor, e não via rede como um NAS. Além disso, por estar conectado apenas em um servidor, o espaço de armazenamento não pode ser compartilhado para outro host. Já uma SAN, apesar de também ter a possibilidade de ser ligada em rede, prove apenas armazenamento a nível de bloco para os clientes (block-level) ao passo que um NAS prove armazenamento a nível de arquivos (file-level) – apesar de alguns modelos de NAS poder também armazenamento a nível de bloco.

Nesse cenário, temos vários modelo comerciais de NAS que podem atender a vários tipos de empresas. Porém, também temos soluções open source, ou seja, sem custo de licenciamento. Tratam-se de soluções de NAS baseadas em software onde somente é necessário ter o hardware e instalar o sistema para tornar seu servidor um NAS, sem custo nenhum com licenciamento.

FreeNAS: Storage Open Source

Dentre várias soluções para NAS open source, a que possui maior destaque de longe é o FreeNAS. O FreeNAS é uma solução Free/Open Source baseada no sistema operacional FreeBSD utilizada para armazenamento de dados em rede, ou seja, um NAS.

Foi desenvolvido em 2005 por Olivier Cochard-Labbé. Inicialmente, este (Olivier) pretendia apenas desenvolver uma solução de armazenamento de dados em rede onde pudesse utilizar em seus antigos computadores para atender esse propósito.

As razões para utilizar o FreeNAS são muitas, como por exemplo:

E você, pretende aprender instalar e configurar um Storage NAS na sua empresa? Considere seriamente o FreeNAS como solução de ótimo custo/benefício.

Curso Online FreeNAS: Administração e Configuração

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!