Há uma pequena chance de você nunca ter ouvido falar sobre o Vim. Mas ele está incluído em quase todas as distribuições Linux como o editor padrão do Vi. Mas quando se trata do editor de texto mais popular nos sistemas Linux, há um pouco de história oculta à vista.

O Vim é um editor de texto como o Vi, mas com muitos recursos extras. Dos editores do tipo Vi, ele foi frequentemente eleito o melhor. O Vim é um editor de texto altamente configurável, criado para permitir uma edição de texto eficiente. É uma versão aprimorada do editor vi distribuída com a maioria dos sistemas UNIX.

Uma das principais vantagens do Vim (e Vi) é que os comandos mais usados ​​são digitados com caracteres alfabéticos. O tempo extra necessário para aprender os comandos é reembolsado, permitindo que você trabalhe com eficiência. No entanto, ao contrário do Vi, o Vim também suporta o uso de teclas de cursor no modo Inserir, para que um iniciante possa começar rapidamente antes de aprender gradualmente mais comandos para ganhar velocidade. Saiba mais!

Razões para usar o editor Vim

Comparado a outros editores do tipo Vi, o Vim possui várias razões para ser usado:

 

Principais comandos do Vim

O editor vi possui três modos:

  1. Modo de comando: letras ou sequência de letras interativamente comando vi. Os comandos diferenciam maiúsculas de minúsculas. A tecla ESC pode terminar um comando
  2. Modo de inserção: O texto é inserido. A tecla ESC termina o modo de inserção e retorna ao modo de comando.
  3. Modo de linha de comando: Para entrar nesse modo, digite “:”, que coloca a entrada da linha de comando no pé da tela

 

Alguns de seus principais comandos são:

 

O Vim cresceu e se tornou um grande programa de código aberto. Se você deseja usar o Vim, pode encontrá-lo em muitos lugares: se você possui uma distribuição Linux, FreeBSD ou Solaris 8, procure um pacote Vim que possa ser instalado facilmente.

Guia de Comandos - Editor Vim

Curso Online Ubuntu Server