O que é o Java?
JAVA é uma linguagem de programação criada pela Sun Microsystems na década de 90, e que desde 2009, é mantida pela empresa Oracle.
O JAVA é uma linguagem de programação compilada que, diferente das demais, gera o código para ser interpretado por uma máquina virtual própria chamada JVM - JAVA Virtual Machine. Isso permite que um programa JAVA compilado funcione independente de hardware, sistema operacional ou browser do computador que utilizará a aplicação, pois o programa será executado e interpretado pela JVM, diferente de outras linguagens de programação compiladas, como o C++, que teria que ser compiladas para um hardware e sistema operacional específico, dificultando e muito a portabilidade das aplicações. Devido a essas características, o JAVA é a linguagem mais utilizada no mundo e em diversos lugares como por exemplo: PC's, video-games, smartphones, servidores de alto desempenho, Internet, etc.
Nível de utilização do JAVA
JAVA é uma linguagem de programação criada pela Sun Microsystems na década de 90, e que desde 2009, é mantida pela empresa Oracle.
- 97% dos Desktops Corporativos executam o Java
- 89% dos Desktops (ou Computadores) nos EUA Executam Java
- 9 Milhões de Desenvolvedores de Java em Todo o Mundo
- A Escolha Nº 1 para os Desenvolvedores
- Plataforma de Desenvolvimento Nº 1
- 3 Bilhões de Telefones Celulares Executam o Java
- 100% dos Blu-ray Disc Players Vêm Equipados com o Java
- 5 bilhões de Placas Java em uso
- 125 milhões de aparelhos de TV executam o Java
- 5 dos 5 Principais Fabricantes de Equipamento Original Utilizam o Java ME
A busca por profissionais (sejam programadores ou administradores de servidores) que conheçam JAVA também é muito grande aqui no Brasil, através de uma rápida busca em alguns sites de vagas para profissionais de TI, podemos medir que a demanda por esses profissionais está em alta e essas vagas possuem uma ótima média salarial.
Por ser multiplataforma, a linguagem ganhou espaço em diferentes dispositivos, tornando-se quase que onipresente. Esse avanço também aumentou sua importância no cotidiano das pessoas. Prova disso, é que existem muitas empresas de software que disponibilizam programas que são feitos nessa linguagem, tornando a instalação da máquina virtual Java quase que obrigatória na maioria dos sistema operacionais atuais. A máquina virtual Java também pode executar programas dentro do navegador, através de um plugin. Essa característica aliás, tem sido um dos fatores que mais contribuíram para a adoçam do Java atualmente.
Chegou a hora de responder as perguntas mais básicas sobre Java. Ao término desse artigo, você será capaz de:
- Responder o que é Java;
- Mostrar as vantagens e desvantagens do Java;
- Entender bem o conceito de máquina virtual;
- Compilar e executar um programa simples.
O JAVA
Entender um pouco da história da plataforma Java é essencial para enxergar os motivos que a levaram ao sucesso.
Quais eram os seus maiores problemas quando programava na década de 1990?
Ponteiros? Gerenciamento de memória? Organização? Falta de bibliotecas? Ter de reescrever parte do código ao mudar de sistema operacional? Custo financeiro de usar a tecnologia?
A linguagem Java resolve bem esses problemas, que até então apareciam com frequência nas outras linguagens. Alguns desses problemas foram particularmente atacados porque uma das grandes motivações para a criação da plataforma Java era de que essa linguagem fosse usada em pequenos dispositivos, como tvs, videocassetes, aspiradores, liquidificadores e outros. Apesar disso a linguagem teve seu lançamento focado no uso em clientes web (browsers) para rodar pequenas aplicações (applets). Hoje em dia esse não é o grande mercado do Java: apesar de ter sido idealizado com um propósito e lançado com outro, o Java ganhou destaque no lado do servidor.
O Java foi criado pela antiga Sun Microsystems e mantida através de um comitê (http://www.jcp.org). Seu site principal era o java.sun.com, e java.com um site mais institucional, voltado ao consumidor de produtos e usuários leigos, não desenvolvedores. Com a compra da Sun pela Oracle em 2009, muitas URLs e nomes tem sido trocados para refletir a marca da Oracle. A página principal do Java é: http://www.oracle.com/technetwork/java/
No Brasil, diversos grupos de usuários se formaram para tentar disseminar o conhecimento da linguagem. Um deles é o GUJ (http://www.guj.com.br), uma comunidade virtual com artigos, tutoriais e fórum para tirar dúvidas, o maior em língua portuguesa com mais de cem mil usuários e 1 milhão de mensagens.
O que é a Tecnologia Java e porque preciso dela?
Java é uma linguagem de programação e plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em 1995. Existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado, e mais desses são criados todos os dias. O Java é rápido, seguro e confiável. De laptops a datacenters, consoles de games a supercomputadores científicos, telefones celulares à Internet, o Java está em todos os lugares!
O download do Java é gratuito?
Sim, o download do Java é gratuito. Obtenha a última versão no site java.com.
Se você estiver criando um dispositivo de consumo ou incorporado e quiser incluir o Java, entre em contato com a Oracle para obter mais informações sobre como incluir o Java no seu dispositivo.
Por que devo fazer upgrade para a versão mais recente do Java?
A versão mais recente do Java contém aprimoramentos importantes para melhorar o desempenho, a estabilidade e a segurança das aplicações Java executadas na sua máquina. Ao instalar essa atualização gratuita, você garantirá que as suas aplicações Java continuem sendo executadas de forma segura e eficiente.
O Futuro do Java
Recentemente, a Oracle anunciou que o JAVA 9 não terá mais suporte para o browser plugin. Essa alteração irá impactar o modo de utilização do JAVA no futuro, pois cada vez mais será necessário utilizar o JAVA em servidores ao invés de plugins na estação do usuário. Outra tendência que colabora com a adoção do JAVA em servidores é a crescente demanda de aplicações mobile, muitas dessas que necessitam de um servidor backend que irá fornecer informações para os dispositivos móveis através de web services hospedados em servidores de aplicação,como o Tomcat e o Jboss/Wildfly.
Mais um ponto a favor para o futuro do JAVA é a mudança nos hábitos dos usuários e empresas quem, cada vez mais, estão utilizando ambientes de TI híbridos, com diferentes sistemas operacionais. Devido ao código JAVA ser executado e interpretado dentro de uma JVM, é mais fácil portar as aplicações para diversos ambientes independente do sistema operacional que a JVM está instalada. Esse ponto colabora muito na questão de redução de custos pois assim evita-se ter que reescrever a aplicação para cada sistema utilizado pela empresa.
E você, pretende aprender usar mais o Java em seus servidores? Conte com os cursos da Escola Linux.