O sistema operacional Linux é um dos servidores mais usados no mundo atualmente. Apesar disso, sua popularidade fez com que ele também se tornasse alvo para milhares de hackers do mundo.

Por este motivo, saber como tornar o Linux seguro é praticamente uma obrigação de qualquer administrador. Tenha em mente que manter um desktop seguro é prioridade, especialmente quando esse espaço é usado para fins organizacionais.

Pensando nisso, no artigo de hoje você irá conferir dicas e sugestões para garantir a segurança no servidor Linux e deixar seus arquivos ainda mais protegidos. Acompanhe!

Como manter seu Linux seguro?

Os criminosos digitais podem dar o golpe a qualquer momento. Os ataques de hackers comprometem a acessibilidade e sigilo de informações e também podem causar danos ao funcionamento de todo o sistema operacional. Para se proteger contra a ação de hackers e garantir a segurança no servidor Linux, você deverá:

1. Atualizar o sistema com frequência

Todo tipo de software recebe atualizações frequentes e que podem ser muito importantes para a manutenção da segurança. Por este motivo, dedique um tempo para checar se está tudo em dia. Não existem regras específicas sobre a frequência com que essas atualizações deverão ser feitas. Entretanto, muito profissionais da área de Segurança da Informação recomendam que essa prática deve ser feita sempre semanalmente.

2. Usar o firewall no Linux

De modo geral, um firewall pode ser definido como uma ferramenta que irá controlar o fluxo de tráfego de entrada e saída das informações do seu computador. Devido à sua função de controle de dados de rede, esse firewall tem um importante papel para impedir a entrada de diversos tipos de ataques cibernéticos no seu sistema operacional. Sendo assim, você não pode deixar de aprender como operá-lo.

3. Não trabalhe sempre como root

Existem algumas tarefas na web que exigem que você opere como usuário root. Se você precisar fazer isso, jamais se esqueça de digitar “exit” quando terminar de operá-la. Tenha em mente que o uso indevido do root é mais uma oportunidade para abrir brechas para invasões no seu desktop. Por isso, o mais indicado é que você faça suas tarefas com um perfil normal e não administrativo.

Mas, se você precisar mesmo logar como root, esteja atento à sua senha. Usar apenas números não é recomendado, pois isso facilita ainda mais a ação dos criminosos. Prefira utilizar a combinação de números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais para garantir uma boa senha e um Linux seguro.

4. Fazer backups regularmente

Além das dicas acima, é muito importante contar com o suporte de um bom antivírus e fazer backups regulares do seu desktop. Lembre-se de contar com um banco de dados para que você possa manter todas as suas informações em um local seguro. Faça suas cópias de segurança e mantenha-as fora da sua rede.

Se você acha que essas tarefas são cansativas, lembre-se que manter a segurança do servidor Linux é sinônimo de continuidade do seu sistema operacional. Sendo assim, mãos a obra!

E você? Como cuida da segurança do seu Linux?! Conte sua experiência!

Guia Rápido Apt-Get

Curso Online Segurança em Servidores Linux