As tendências IOT impactam o seu negócio e ditam o rumo do mercado empresarial. Por isso acompanhá-las é algo fundamental para qualquer gestor ou empresário.
A tecnologia avança rapidamente e hoje está cada vez mais fácil implementar novas soluções ao dia a dia das pessoas. Tanto que em pouco mais de dez anos, a Uber revolucionou o sistema de transporte e colocou em cheque profissões tradicionais, como taxistas e motoristas particulares.
Essa revolução nos ensina que é preciso se manter em constante atualização para não ficar para trás e ser engolido pelos avanços tecnológicos.
Justamente por isso, nós da Escola Linux decidimos criar este artigo e mostrar quais são as tendências IOT que devem impactar na infraestrutura digital da sua empresa.
O que são tendências IOT?
As tendências IOT são novas práticas criadas por conta da transformação digital no ambiente corporativo. Desta forma, novas soluções digitais surgem e tarefas, antes complexas, ficam simplificadas, baratas e ágeis.
Entre algumas antigas tendências estão cloud computing, fintech e blockchain, que hoje são realidades no mundo empresarial.
Um dos avanços tecnológicos mais promissores é o uso da inteligência artificial (IA). Ainda em fase inicial, a IA deve ser adotada nas próximas décadas de maneira completa e substituir a mão de obra humana em muitas áreas.
Isto porque a IA deve ser capaz de resolver questões logísticas e processuais de maneira automática. Assim, despachos serão feitos de maneira automática a partir das regras estabelecidas no código da IA responsável.
Vale destacar que este é apenas um de outras tantas tendências IOT.
5 tendências tecnológicas para prestar atenção
Além de ditar o rumo empresarial, as novas tendências IOT também serão responsáveis por remanejar a estruturação de milhares de empresas.
Isso acontece porque as novas soluções digitais trabalharão juntas e assim tornarão processos mais ágeis e, principalmente, mais independentes.
1. Hiper automação
Atualmente, os processos operacionais têm sido automatizados e agilizados por meio de soluções digitais. Porém, a hiper automação deverá ser implementada em pequenas, médias e grandes empresas, tornando todo o fluxo de trabalho mais ágil.
A hiper automação vai ser possível por conta das atualizações da IA e do ML (Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, em português), que dará mais autonomia aos robôs criados.
2. UX aplicada nas soluções digitais
Também conhecida como User Experience, a experiência do usuário tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo, mas desta vez ela será aplicada e desenvolvida em todos os tipos de soluções digitais de pequenas e médias empresas.
Ou seja, sites e aplicativos vão entregar uma experiência completa ao cliente para alcançar resultados ainda melhores.
3. Democratização digital
Hoje, soluções digitais são desenvolvidas por empresas e colaboradores de forma majoritária.
A partir disso, a democratização digital será uma realidade e PMEs contarão com soluções digitais próprias, podendo até mesmo se destacar em relação aos concorrentes ou criar uma ideia revolucionária.
4. Aumento da qualificação humana
Uma das tendências IOTmais importantes é o aumento da qualificação humana.
Embora muitos profissionais tenham medo de perder espaço por conta das automatização de processos, a futura realidade terá gestores e colaboradores ainda mais qualificados graças às novas soluções digitais.
Desta forma, erros que antes passariam despercebidos vão ser corrigidos de maneira automática com apoio de robôs.
5. Serviços autônomos
A corrida por criar um carro autônomo começou e, quando inevitavelmente ter sucesso, outros serviços deverão ser automatizados, com navios, trens e aviões sendo pilotados por robôs.
Isso solucionará problemas logísticos e tornará o mundo ainda mais globalizado, com viagens entre países cada vez mais rápidas, baratas e fáceis.
Ao contrário das demais tendências IOT, esta última tem um potencial muito grande para extinguir profissões, impactando diretamente no seu faturamento.