Hoje mais do que nunca a tecnologia tem se mostrado uma figura forte e presente não só no cotidiano das pessoas, mas também no cotidiano das empresas. Afinal de contas, hoje é praticamente impossível imaginar uma empresa sem um sistema para gerenciar informações ou sem um computador para lidar com as tarefas do dia a dia, ou mesmo sendo foco do trabalho da empresa. Dessa forma, a cada dia que passa novas funcionalidades acabam surgindo no mundo da tecnologia de forma a otimizar cada vez mais a integração entre tecnologia e empresa, sempre buscando obter os melhores resultados.
Levando tudo isso em consideração, uma funcionalidade que pode fazer toda a diferença para a sua empresa, mas que muita gente ainda não conhece é o log, que nada mais é do que uma espécie de registro de atividades que é gerado diretamente pelo computador.
E é exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de informações que vão ajudar você a entender qual é a importância de logs para servidores. Tudo para que você passe a adotá-los dentro de sua empresa e desfrute de todos os benefícios que eles podem oferecer a você. Afinal de contas, se manter atualizado é a chave para se manter sempre em seu sucesso. Acompanhe!
A importância dos Logs
Como mencionamos acima, os logs nada mais são do que registros de atividades que são gerados por programas que estejam em seu computador. Dessa forma, eles reúnem um conjunto de eventos que ocorreram em um determinado computador, de forma que registra até mesmo acidentes referentes à segurança do servidor.
Por isso mesmo, os logs acabam sendo muito importantes para o servidor, principalmente no que diz respeito à segurança, pois ele acaba sendo uma peça de posição estratégica para o desenvolvimento da segurança e também da arquitetura de um sistema por parte de usuários, analistas de segurança e também gerentes.
Isso porque são os logs que vão realizar registros quando ocorrerem quaisquer tipos de ameaças ou ataques ao servidor, como ataque a rede, problemas decorrentes do desktop e alterações em um determinado banco de dados, entre muitas outras.
Isso significa que eles são uma espécie de um compilado de informações, o que torna tanto o registro, quanto a coleta e a análise dos dados contidos nos logs procedimentos que são essenciais para a realização do controle e de auditorias de segurança em uma determinada empresa.
Por isso mesmo, se os logs ainda não fazem parte do servidor de sua empresa, é uma boa pedida você correr atrás para implementá-los no seu dia a dia. Afinal de contas, quando falamos em segurança nenhum cuidado é demais, principalmente no que diz respeito a informações e trâmites dentro de uma empresa. Dessa forma, comece a utilizar o log a seu favor e torne a segurança da sua empresa muito mais eficiente e também muito mais controlável. Isso porque se atualizar nunca é demais, ainda mais no que diz respeito a tecnologias voltadas para a segurança.
E você? Trabalha com logs em seus servidores? Possui alguma dúvida? Coloque aqui nos comentários!