Blog Escola Linux

  

Como otimizar o desempenho de seu servidor Linux?

Como otimizar o desempenho de seu servidor Linux?

Sites constantemente fora do ar, usuários reclamando de lentidões e travamentos em ERPs ou CRMs, e-mails sendo enviados e recebidos com grandes delays. Se você já presenciou isso em sua empresa, possivelmente está com problemas de desempenho em seu servidor.

E para te auxiliar a resolver esses problemas, separamos algumas dicas para que você possa otimizar seu servidor Linux de maneira prática. Acompanhe as dicas e entenda mais!

Porque otimizar meu servidor?

Quando se fala em otimização de servidores, muita gente pensa que somente investir em hardware pode resolver todos os problemas de desempenho de servidor, porém essa nem sempre é a melhor solução.

Seja para evitar a queda de um sistema crítico da empresa, alocar melhor o recurso de memória ou simplesmente aumentar a velocidade de resposta de algumas aplicações, a otimização de servidores é um processo importante que deve ser monitorado e realizado sempre que necessário. Para isso, existem diversos recursos que devem ser analisados e neste caso, separamos os principais que você deve focar suas atenções. Veja:

Ajustando o Kernel

O Kernel, como o próprio nome em inglês se refere, é o núcleo de um computador. Ele representa a ligação entre o processamento dos dados e as aplicações e além disso, tem a função de gerenciamento de hardware e distribuição de recursos para o sistema operacional.

Quem pretende otimizar o desempenho de seu servidor Linux, tem a possibilidade de alterar algumas configurações no Kernel. Desta forma, realiza-se alterações no /etc/sysctl.conf, que são conhecidas popularmente como tuning. Vale destacar que em paralelo a esta autonomia, ajustar o Kernel é um processo que exige profundos conhecimentos de tudo o que será configurado.

Analisando a Rede

Os serviços de redes também podem ser um grande problema na criação de gargalos e lentidões em aplicações de um servidor Linux. Neste caso, antes de qualquer otimização, é fundamental fazer um análise rigorosa para identificar as causas. Para isso, são recomendadas algumas ferramentas como:

Tcpdump: comando utilizado para capturar e filtrar pacotes TCP/IP que são enviados e recebidos em uma interface única de rede.

Netstat: comando utilizado para monitorar as estatísticas de uma rede, sendo ideal para acompanhar também o troubleshoot de rede.

IPTraf: utilitário para monitorar em tempo real informações como, tráfego de IP, detalhes de ICMP, TCP, quebras de tráfego UDP, entre outros dados.

Serviços

Dentre os diversos serviços executados em servidores Linux, existem alguns considerados mais críticos que podem e devem ser otimizados para melhora de desempenho. Alguns deles são:

Apache – web

Lentidão em páginas web e oscilações em momentos de tráfego elevado, pode impactar negativamente o site e a imagem de uma empresa. Para isso, alguns ajustes em seu servidor web, podem fazer grandes diferenças no desempenho final. Veja:

  • Otimize páginas em PHP e demais scripts, já que códigos não otimizados podem consumir bastante processador.
  • O uso do Htaccess é muito interessante, porém este arquivo pode prejudicar o desempenho de seu servidor. Portanto, considere descartá-lo se você não o utiliza.
  • Considere compilar o apache pra melhor performance.

Postfix – e-mail

Delays para envio e recebimento de e-mails pode afetar negativamente a comunicação e os processos de uma empresa. Neste caso, alguns ajustes em seu servidor de e-mail pode ser um grande diferencial. Veja:

  • Limite o tráfego dos usuários para que um único cliente não utilize a maior parte da banda de e-mail. Utilizar, por exemplo, o parâmetro smtpd_client_connection_rate_limit, evita que o restante do tráfego de emails seja afetado.
  • No Postfix, o arquivo master.cf limita até 100 instâncias por padrão. Dependendo da versão e dos recursos executados, uma única instância pode chegar a 3 MB, de modo que servidores com pouca memória tendem a sofrer quedas. Portanto, limite o número de instâncias em seu servidor.
  • Utilize um disco RAM para ajudar o filtro de SPAM, já que estes criam gargalos em servidores de e-mail.

Mysql - bancos de dados

Consultas demoradas e aplicações travando podem ser sinal de falta de otimização em seu servidor de banco de dados. Algumas dicas para melhorar este recurso são:

  • Alguns índices como o B-TREE, tornam-se fragmentados conforme vão ocorrendo atualizações e inserções em uma tabela. Desta forma, evite esses índices fragmentados. Você pode analisar o nível de fragmentação por meio da inscrições ANALYSE INDEX Index-name VALIDATE STRUCTURE.
  • Tabelas muito grandes, tendem a gerar grande uso de recursos de E/S. Portando, considere limitar o tamanho de suas tabelas, desmembrando-as em vários blocos. Este desmembramento ajuda especialmente quando há a necessidade de atualizações em parte de uma tabela.
  • Em tabelas pequenas, o comando TABLE ACCESS (FULL) (no MySQL um FULL TABLE SCAN), acaba sendo mais rápido que o acesso pelo índice.

Aplicações

Nem sempre os problemas de gargalos podem estar relacionados à rede, banco de dados e demais situação diretamente ligados aos servidores. Ou seja, muitas vezes o servidor está funcionando corretamente, porém uma aplicação pesada acaba trazendo lentidões e travamentos em diversos processos. Para isso, é necessário investigar os motivos e buscar otimizações em aplicação para que sejam carregadas em menor tempo. Algumas dicas são:

  • Utilize o GNU profiler (gprof) para analisar onde os programas estão gastando a maior parte do seu tempo;
  • Otimize o desempenho do Firefox com a simples ativação de cache HTTP;
  • Deixe seu LibreOffice mais rápido ajustando a quantidade de memória reserva para esta aplicação.

São diversas as opções que podem ser ajustadas e neste caso, buscar a otimização do seu servidor, é uma excelente prática para melhorar o desempenho de aplicações e diminuir o tempo de resposta entre as solicitações. Para isso, citamos algumas dicas, onde você deve analisar cada uma delas para realizar os ajustes.

Vale destacar também a importância de se contar com ajuda especializada em treinamentos ou até mesmo em consultorias focadas especificamente em Linux. Desta forma, é possível obter excelentes resultados e aumentar o seu conhecimento ou de sua equipe, para as otimizações em servidores Linux.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco. E continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre capacitação Linux e outras novidades!

Curso Online Análise de Desempenho em Linux

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Proxmox 4 e o Gerenciamento de Recursos em Contêin...
A importância de um firewall corporativo

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative