Blog Escola Linux

  

Destaque-se como DevOps com o Ansible!

Destaque-se como DevOps com o Ansible!

O Ansible pode fazer você se destacar no mercado de DevOps! Isso porque, trata-se de uma ferramenta de TI de código aberto para gerenciar, automatizar e configurar servidores, tudo isso de uma forma extremamente simplificada. Bem completo, né?

O que é DevOps?

O termo “DevOps” é uma contração das palavras “Desenvolvimento” e “Operações” no qual significam, na prática, o preenchimento da lacuna entre as equipes de desenvolvimento e operação, que historicamente funcionavam separadamente.

Além disso, DevOps é um conjunto de práticas que funcionam para automatizar e integrar os processos entre o desenvolvimento de software e as equipes de TI, para que sejam capazes de construir, testar e lançar softwares rapidamente e com mais garantia de sucesso.

Ansible!

O Ansible é uma ferramenta de código aberto que automatiza e simplifica tarefas que são repetitivas, complexas e tediosas. E é por isso que todo mundo gosta dele, pois ele trás um ganho te tempo enorme quando o assunto trata-se de instalar pacotes e configurar um grande número de servidores.

O Ansible é baseado na criptografia de rede SSH e não necessita de daemons, servers especiais ou bibliotecas para funcionar. Um simples editor de texto e uma linha de comando, normalmente, são os necessários para que você faça tudo o que precisa.

Você simplesmente descreve sua infraestrutura em um arquivo de texto (INI), e então, toda a informação sobre o estado desejado dessas máquinas são organizados em playbooks. O Ansible é capaz de juntar informações sobre os nós (tais quais endereços de IP e detalhes do SO) em arquivos chamados de "fatos", o que ajuda no fornecimento seletivo e automatizado de diferentes configurações na plataforma. Tuddo isso em uma linguagem legível por humanos, sem a necessidade de escrever códigos.

Como faço o download do Ansible?

Os usuários podem baixar o Ansible através da página do projeto de código aberto no GitHub.

Também é possível baixar esse arquivo em um ambiente open source (denominado AWX), além do GitHub, que só será adicionado a ferramenta para facilitar todo o gerenciamento.

A AWX tem uma combinação de interface gráfica, uma API e um mecanismo de construção. Ideal para usuários que buscam esse complô.

Como instalar o Ansible?

A instalação do Ansible é bastante simples e pode ser realizada de diferentes formas.

O procedimento mais rápido envolve utilizar a linguagem Phyton no gerenciador de pacotes pip, obtendo a cópia mais recente do código-fonte no GitHub.

Guia de Estudos Certificação AWS

Curso Online Ansible

Agendamento no Linux: veja como funciona!

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative