Blog Escola Linux

  

Mikrotik: seu próximo roteador de redes!

Mikrotik: seu próximo roteador de redes!

Você já teve a sensação de que a sua WiFi não tinha todo o aproveitamento da qualidade do sinal de sua rede? Ou que você estava pagando por uma certa velocidade de internet, mas o carregamento de sites ou o desempenho em downloads e uploads revelava outra situação?

Nem sempre isso é problema da empresa de redes. Pode ser que você tenha um mal roteador. Saiba mais!

O que é um roteador?!

Se você assina um plano de internet, deve ter um roteador em sua casa. Esse dispositivo é um aparelho que encaminha dados do cabo de rede aos aparelhos de sua casa. Basicamente, como o nome implica, ele cria uma rota para que seus aparelhos se conectem à internet, direcionando pacotes de dados para a rede.

Ou seja, a velocidade de sua internet e a potência do sinal não são dependentes apenas de seu plano e da velocidade de sua empresa. Na verdade, grande parte do desempenho da sua rede depende da qualidade de seu roteador.

Mikrotik: roteadores de qualidade!

Com o propósito de prover internet de fácil alcance a um preço justo e com qualidade, a empresa Mikrotik se especializa em produtos de router e roteadores com firewall dedicado, QoS, Hotspots e até VPN e Proxy.

QoS e firewall, em especial, chamam a atenção de usuários que buscam por qualidade em sua rede.

Por que escolher um roteador Mikrotik?

Com o MikroTik RouterOS, a Mikrotik desenvolveu um sistema operacional baseado em Linux que, além de potente, é extremamente seguro, e aplicado em suas soluções wireless.

Com o QoS, o roteador determina quais dispositivos exigem prioridade em relação à WiFi, o que garante maior fluidez do serviço. Por exemplo, um celular conectado à WiFi para receber atualizações em redes sociais não vai usar a mesma quantidade de dados do que uma televisão conectada a um serviço de streaming.O mesmo acontece em empresas. O computador de um funcionário, com o foco de uso em enviar e receber e-mails não precisa da mesma qualidade de processamento de dados do que os servidores da companhia. Com QoS, é possível configurar manualmente ou automaticamente quais dispositivos recebem prioridade.
Da mesma forma, ter um firewall integrado e ser desenvolvido com base em um sistema operacional Linux garante que o roteador não entrará em conflito com o seu sistema operacional.

Isso não apenas torna o roteador mais seguro, como mais prático, e garante que você não passará por problemas de compatibilidade e portabilidade. Além disso, a Mikrotik garante que seus roteadores principais, como o HAP AC, além de contarem com toda a tecnologia atual, ainda têm portabilidade legacy com dispositivos em 2GHz e 5GHz. Isso significa que você não precisará atualizar todo o seu setup para contar com um roteador em qualquer ambiente.

É claro que queremos economizar dinheiro na hora de escolher dispositivos de qualquer natureza, mas todos sabemos o quanto a velocidade de nossa conexão afeta nossa produtividade, e, dessa forma, a qualidade de nosso serviço, ou mesmo de nossa vida.

Ou seja, a velocidade de sua internet e a potência do sinal não são dependentes apenas de seu plano e da velocidade de sua empresa. Na verdade, grande parte do desempenho da sua rede depende da qualidade de seu roteador.

Por que não investir em um produto que, além de rentável, ainda garante a qualidade que você procura? Essa é a vantagem de contar com um roteador Mikrotik!

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Curso Online Introdução ao Mikrotik Router OS

FreeBSD: primeiros passos!
Monitore suas Redes com Zabbix!
Google Analytics Alternative