Blog Escola Linux

  

Servidor VOIP - O que é e o que ele pode fazer pela sua empresa!

Servidor VOIP - O que é e o que ele pode fazer pela sua empresa!

Ambientes corporativos, no que se referem a TI, estão sujeitos a riscos que vem tanto de fora quanto dos diversos departamentos que utilizam a rede. De fora, corporações e órgãos governamentais são os principais alvos de crackers (hackers que utilizam seu conhecimento para obter acessos a sites de forma ilícita para benefício próprio). De dentro, dependem do bom comportamento do usuário.

Para atenuar e até mesmo eliminar esse risco, empresas adotam firewalls corporativos. O firewall atua como a linha de frente da proteção da rede interna (considerada segura) de uma empresa em relação a rede exterior (não segura ou não confiável). Acompanhe!

Firewall corporativo: hardware e software

Firewall corporativo pode ser adotado em hardware ou software. Os firewalls de hardware são dispositivos com interfaces de rede, como roteadores ou proxy, enquanto que os firewalls de software têm seus sistemas operacionais e são dedicados a atuarem como filtros de pacotes ou proxy.

Firewalls por hardware são vantajosos onde a rede possui diversos computadores. Este tipo de firewall já vem acoplado aos roteadores e modens de banda larga. É importante verificar se o roteador que você utiliza já vem com firewall, pois ele aumenta a segurança das máquinas que recebem a rede. Já os firewalls implementados por software em cada máquina configuram permissões e bloqueios conforme o perfil do usuário, complementando os firewall de hardware.

Pontos críticos para implementação de firewalls corporativos

Segundo a CIsco, o firewall em empresas atua como primeira linha de defesa, e tem lugar nos seguintes pontos críticos da rede:

  • No perímetro tradicional da rede organizacional (onde os servidores se conectam com WAN e internet)
  • Entre departamentos, para segregar o acesso de acordo com a política entre grupos
  • Entre portas de LANs corporativas e web, aplicações e servidores.
  • Onde a rede cabeada se conecta com os routeadores de fornecimento de sinal wireless
  • Em dispositivos móveis de utilização dos colaboradores

Com a possibilidade de transformar voz em dados e trafegá-los pela internet, o VoIP proporcionou grandes facilidades para que as empresas pudessem se comunicar cada vez melhor e de maneira mais barata.

Mas quando se fala em VoIP dentro das empresas, é importante lembrarmos da necessidade de um servidor ou central, para administração de toda a tecnologia.

Conheça mais detalhes sobre este assunto e saiba o que um servidor VoIP pode fazer pela sua empresa.

Afinal, o que é o VoIP?

VoIP significa voz sobre IP, ou seja, voz transformada em dados e transmitida pela internet. Em outras palavras, o VoIP transforma sinais de áudio analógico em dados digitais que podem ser transferidos pela internet. Com a propagação da internet, esta tecnologia se tornou cada vez mais comum e hoje podemos presenciá-la facilmente em ferramentas como Skype, Whatsapp, Facebook Messenger, entre outros.

Nas empresas, o VoIP também tem sido cada vez mais utilizado já que um dos maiores benefícios desta tecnologia é a redução de custos em relação as tradicionais contas de telefone.

Servidor VOIP

Quem pretende implementar o VoIP em sua empresa, deverá adquirir além da infraestrutura física, também um sistema que permita criar a gerenciar toda a central de telefonia VoIP.

Atualmente existem diversas distribuições pagas e gratuitas para se montar um servidor (central) VoIP. No entanto, quando se fala exclusivamente em distribuições de código aberto, é possível destacar o Asterisk e o Elastix como sendo os mais conhecidos.

Asterisk: O Asterisk utiliza protocolos abertos tais como SIP, MGCP e IAX para realizar a sinalização das chamadas telefônicas na rede TCP/IP. O Asterisk também pode ser utilizado como URA, Correio de Voz, PABX IP e Media gateway (entre a RTPC e a rede IP) .

Elastix: Elastix por sua vez, é um software para PABX baseado em Asterisk. Muitos profissionais consideram o Elastix como uma facilitador para a instalação e a configuração do Asterisk. Ele consegue integrar em um único pacote recursos como: VoIP PBX, Mensagem Instantânea, Fax, Colaboração e Correio eletrônico.

Por que ter um servidor VOIP em minha empresa?

Diversas são as vantagens de se implementar um sistema VoIP no ambiente corporativo. Além da redução de custos com as ligações telefônicas, o VoIP possibilita que várias chamadas ocupem um único espaço, o que na telefonia tradicional não é possível.

Para se ter uma ideia, em um rede convencional, ao utilizar 10 minutos de ligação, estaríamos consumindo 10 minutos de transmissão com um taxa de transferência de dados de 128 Kbp/s. Já no VoIP, esta mesma ligação ocuparia 3,5 minutos de tempo para transmissão a uma taxa de 64Kbp/s, o que deixaria o restante disponível para outras chamadas.

Outras vantagens do VoIP para sua empresa

Além das vantagens mencionadas acima, a implementação de um sistema VoIP no ambiente corporativo, traz ainda as seguintes vantagens:

  • Facilidade de monitoramento;
  • Controle de chamadas;
  • Atendimento automático;
  • Para empresas diversas filiais, é possível instalar sistemas VoIP em cada uma delas e assim poder realizar ligações gratuitas entre elas, mesmo estando em cidades diferentes;
  • Aumento de produtividade, já que é possível evitar viagens e reuniões de negócios ao utilizar o VoIP;
  • Possibilidade de configurar na central, diversos ramais, sistemas de telefonia, gravação de ligações, atendimento digital, recados de voz, entre outros recursos.

Sem dúvidas, o VoIP está entre as tecnologias que mais evoluíram e se adaptaram as mudanças das inovação. Se na década de 90 ele foi considerado uma tecnologia fracassada, mais tarde com a expansão das redes de banda larga, o seu uso evoluiu e passou a ser muito utilizado por pessoas e empresas para redução nas tarifas telefônicas.

No entanto, como vimos anteriormente, o VoIP quando aplicado ao setor corporativo, tende a trazer outras diversas vantagens para as empresas. Portanto, se sua companhia ainda não utiliza esta tecnologia, então vale a pena avaliar a possibilidade de implementá-la para poder desfrutar dessas e outras vantagens.

Mas vale ressaltar também a necessidade de ter um profissional preparado para atuar com esta tecnologia. Desta forma, conte a Escola Linux para estar preparado para implementar a administrar um servidor VoIP.

E você, já utiliza um sistema VoIP em sua empresa? Compartilhe conosco sua experiência, comentando abaixo:

Curso Online Telefonia IP com Elastix

Curso Online Asterisk na prática

A importância de um firewall corporativo
7 erros comuns de gerenciamento de projetos - e co...
Google Analytics Alternative