O Ubuntu é o sistema operacional Linux mais utilizado em desktops, ele é baseado no Debian, um outro sistema operacional criado na década de 90.
O desenvolvimento do Ubuntu é liderado pela empresa britânica Canonical Ltda, fundada pelo Mark Shuttleworth em 2004. Ele é baseado em software livre e seu nome vem de línguas africanas que muitas vezes é traduzido como "humanidade para os outros" ou "a crença numa ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade". Sua interface gráfica é o Unity como seu ambiente de desktop padrão para computadores pessoais, incluindo também para smartphones.
7 Razões para Usar o Ubuntu Linux
1 - Ele é Gratuito
O Ubuntu é um sistema operacional Linux/GNU, logo é gratuito e de código-fonte aberto, você pode baixar e instalar sem pagar nenhuma quantia. Basta ir site oficial do Ubuntu http://www.ubuntu.com/ e baixar a sua ISO, ele está disponível para Desktop, Servidores, Computador na Nuvem, Tables e também para smarthphones. É necessário verificar antes o tipo de processamento de sua máquina se é de 32 bits ou de 64 bits, para poder fazer a instalação.
2 – Ele é seguro
Ubuntu é, de longe, o mais seguro. E a explicação é bem simples. Como o sistemas que usam o núcleo Linux é o menos popular dentre todos os os sistemas operacionais, os crackers virtuais não se dão ao trabalho de criar vírus para ele. Contudo, ainda existem anti-vírus que caso você queriam instalar um.
3 – Desempenho
O sistema operacional Ubuntu é mais leve em comparação com outros sistemas operacionais, como o Windows e o Mac OS. Ele é tão leve que é possível rodá-lo mesmo a partir de um pendrive, por exemplo. A interface padrão do Ubuntu é o Unity, que é o mais pesado dentre todos as outras interfaces existentes para Linux, ele requer cerca de 1GB de memória RAM e um processador modesto contudo é possível remover o Unity e instalar o KDE ou a interface mais leve que é o LXDE que precisa apenas de 128MB de RAM e um processador bem menos robusto. Há ainda também o sistema operacional que são distribuições oficiais da Canonical que já vem neles instalado por padrão esses ambientes gráficos como o Lubuntu e o Kubuntu, suas iniciais L de LXDE e K de KDE respectivamente.
4 – Usabilidade
O Ubuntu é o sistema operacional para brigar diretamente com o sistema operacional da Microsoft o Windows. A interface Unity, contém muitos recursos de fácil adaptação e aprendizagem. Tudo funciona de maneira bem parecida com o Windows ou o próprio Mac OS. Hoje em dia, há muitos programas para mais diversas áreas para usuários Linux. E o Ubuntu se destaca com um excelente diferencial, nele há uma central de programas e aplicativos, muito parecido com as lojas virtuais para celulares, que podem ser baixados diretamente nessa central sem a necessidade de ir ao site do fabricante. O Ubuntu também possui um outro diferencial das demais distribuições Linux, a chamada PPA, Personal Package Archives, que é uma ferramenta que instala programas de repositórios que não estão nos repositórios oficias dos servidores do Ubuntu. Ela é carregada por qualquer pessoa no site https://launchpad.net/ubuntu/+ppas
5 - Não trava
Embora o Linux foi voltado inicialmente para servidores e frameworks, hoje em dia com o seu desenvolvimento para usuários finais ele raramente chega a sofrer algum travamento, ou pelo menos com menos frequência de outros sistemas operacionais.
6 – O Ubuntu é 100% configurável.
O Ubuntu é um sistema operacional multi-usuário. Cada um que logar com um nome diferente, é possível você ter sua configuração individual, literalmente tudo é configurável no mesmo computador. Isto inclui o aspeto do "desktop", os ícones, programas que devem iniciar automaticamente, idioma. Por exemplo, você pode deixar sua interface igual ao do Mac OS ou do Windows caso queria.
7 – Atualizações e melhorias
A comunidade Ubuntu é uma das maiores senão a maior comunidade de voluntários no mundo Linux e que mantém o sistema operacional com constantes melhorias de seu desempenho e segurança. Todos os anos é lançado duas novas versões do Ubuntu, e de dois em dois anos, a Canonical lança uma verão para suporte de mais tempo que as outras versões.
E você, já utiliza ou já utilizou o Ubuntu Linux? Conte-nos sua experiência!