Blog Escola Linux

  

Como e Por Que Obter Uma Formação Linux Profissional?

Como e Por Que Obter Uma Formação Linux Profissional?

O Linux é um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo devido ao seu baixo custo, estabilidade, segurança, flexibilidade, entre outros fatores. Dentro do mercado corporativo, o Linux tem assumido uma importância muito grande na medida em que aplicações são desenvolvidas para funcionarem com esta plataforma. Em paralelo a este avanço, é possível observar a dificuldade das empresas em contratar profissionais qualificados para trabalharem com este sistema.

Deste modo, quem deseja atuar na carreira de TI com o foco em Linux, deve se preparar por meio de certificações para suprir a carência deste mercado, além de obter melhores salários. Veja a seguir maiores detalhes sobre certificações Linux. Leia mais!

O que é a Certificação LPI?

O LPI é uma organização criada em 1999 pela comunidade Linux, que desenvolveu um programa de certificações reconhecido internacionalmente por empresas e profissionais de TI.

Dentre as diversas certificações de Linux existentes no mercado, pode-se destacar a LPI como sendo a principal delas, já que não se trata de uma solução especificamente focada em um sistema operacional, mas sim em conhecimentos práticos e teóricos de uma forma geral. A certificação LPI é composta por três níveis, sendo eles:

Nível I - Certificação LPIC - Administrador Linux nível Júnior

Composta pelas Provas: LPI 101 e LPI 102. Para obter o LPIC 1, é necessário ser aprovado nas duas provas.

Nível II - Certificação LPIC - Administrador Linux nível Pleno

Composta pelas Provas: LPI 201 e LPI 202. Para obter o LPIC 2, é necessário ser aprovado nas duas provas.

Nível III - Certificação LPIC - Administrador Linux nível Sênior

Para o nível 3, o candidato se qualifica como "Core" ao ser aprovado na prova LPI 301. Já as provas de LPI 302 a LPI 306 o certificam como especialista. Para obter o LPIC 3, o aluno não precisa ser aprovado nas duas provas.

Há ainda o programa de certificação Linux Essentials, que funciona como uma base preparatória para as três certificações citadas anteriormente. Este modelo não é obrigatório, porém é recomendado para o público iniciante em Linux que almeja as certificações LPI.

Porque se certificar em Linux?

As exigências do mercado corporativo perante aos profissionais de TI, tem sido cada vez maiores com o passar dos anos, e desta forma, a falta de mão de obra qualificada tem sido um dos maiores desafios das empresas para este setor.

Em meio a este cenário, não basta que o profissional tenha somente os conhecimentos, mas é preciso que este os comprove. E desta forma, as certificações de TI tornam-se a melhor maneira de se destacar nesta área, atestando que o profissional possui conhecimentos para exercer determinada função.

Outro fator relevante sobre a importância em se certificar em Linux, está na possibilidade de obter melhores salários. Isto significa que no geral os profissionais certificados recebem em média até 30% a mais do que aqueles que não possuem certificações.

Sobre as Provas

Para quem deseja ficar por dentro das exigências e formatos das provas para a certificação LPI, é possível destacar alguns pontos importantes como:

  • Cada prova é composta por 60 questões, sendo a maior parte de múltipla escolha e as demais dissertativas. O tempo de duração de cada teste é de 90 minutos;
  • Para os casos de certificação de nível Júnior e Pleno, o profissional poderá fazer as provas LPI 102 ou LPI 202 inicialmente. Porém, para ser certificado, precisará obrigatoriamente ser aprovado nas provas LPI 101 ou LPI 201 para obter o certificado de cada nível;
  • A pontuação de cada prova varia entre 200 e 800 pontos, e para ser aprovado o aluno precisará obter a nota mínima de 500 pontos;
  • Em caso de reprovação, o candidato poderá refazer a prova após 7 dias. Sendo reprovado novamente, será necessário aguardar 90 dias para nova tentativa;

Como se preparar?

Quem deseja se preparar para as certificações em Linux, tem a opção de estudar sozinho por meio dos materiais e fóruns existentes na internet. De qualquer modo, para um preparo mais efetivo, recomenda-se que o estudante opte por um curso preparatório em escolas especializadas. Deste modo, é possível contar com materiais adequados, instrutores aptos a lecionar aulas, além do foco nos assuntos que são realmente importantes para a prova.

Outro ponto relevante, é que algumas escolas preparatórias disponibilizam aulas online ou cursos in company, onde os profissionais podem se preparar para as provas, estudando em seus ambientes de trabalho.

Hoje foi possível conhecer a importância das certificações em Linux dentro do ambiente corporativo. Deste modo, o profissional que deseja se destacar na área de TI optando pela especialização em Linux, deve avaliar o peso que as certificações possuem para o seu melhor posicionamento no mercado de trabalho.

E você, já possui alguma certificação em Linux? Conte para gente como foi sua experiência através dos comentários!

Curso Online Linux Essentials-Preparatório LPIC 101

Curso Online Linux Essentials-Preparatório LPIC 102

O Docker e a Virtualização Enxuta
OpenVz – O Container para administradores de siste...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative