Assim como o Linux, o FreeBSD é um sistema operacional do tipo Unix, que, como o próprio nome já diz, é livre e possui o seu código aberto, além de possuir uma plataforma de servidor popular.
Mesmo que o FreeBSD e outras plataformas do estilo BSD possuam inúmeras características comuns comparadas ao sistema Linux, existem alguns pontos chave que os diferenciam e os tornam concorrentes. Veja mais!
As semelhanças entre os sistemas Linux e FreeBSD
A principal característica comum entre os dois é que ambos são livres e possuem o sistema de código aberto, sendo que, dessa forma, os seus usuários podem observar e fazer modificações nas fontes do jeito que quiserem, sendo que esse desenvolvimento é feito de maneira aberta.
A Natureza dos dois é Unix, porém o Linux foi criado a partir do zero e as bases do FreeBSD são sordidamente baseadas no sistema da Unix. Nenhuma companhia ou pessoa é dona do FreeBSD, sendo distribuída e criada por uma comunidade que contribui para a sua constante melhoria.
As diferenças entre Linux e FreeBSD
Pode-se notar que as diferenças entre os dois tipos de sistemas operacionais são mínimas, sendo que os usuários que escolhem baixar Linux ou baixar FreeBSD se baseiam mais na performance dos dois sistemas para poderem tirar suas conclusões.
Deve-se ficar atento, também, para as versões disponíveis de cada um dos sistemas, pois dependendo do tipo de cada um, algumas características estarão presentes, outras não estarão e isso também torna um tanto quanto difícil para comparar as diferenças entre os dois.
Mas, de modo geral, a forma de gerenciamento de ambos pode ser considerada, também, uma de suas principais diferenças. O sistema Linux gerencia suas ferramentas por meio de pacotes e já a BSD divide suas ferramentas em um único projeto.
Qual usar? Linux ou FreeBSD
O FreeBSD com certeza irá fazer com que você se adeque a ele de maneira fácil, portanto instalar FreeBSD traz muito mais do que os outros sistemas operacionais, uma reputação extremamente alta. Alta confiança, principalmente pelo fato de os dados serem mais maduros.
Além disso, a performance do FreeBSD, em comparação com a do Linux, por exemplo, é diversas vezes mais alta. O fato da licença do BSD ser mais atrativa do que a do GLP. O BSD consegue também executar qualquer tipo de binários, sendo que migrar de um sistema para outro é uma tarefa fácil de ser executada. Já o Linux não dispõe dessa facilidade, sendo que os binários do BSD não são executados por seu sistema.
A popularidade desse tipo de sistema só aumenta com o passar do tempo. Ele pode ser uma ótima solução para os servidores de internet pelo fato de obter recursos que tem como objetivo o acesso de um grande número de dados com um uso de memória baixo. Extremamente indicado para compartilhar arquivos, roteadores de rede, distribuição de rede com bases centralizadas, entre outros. Essas e muitas outras funções estão disponíveis dentro do sistema operacional.
E você? Já utilizou ou utiliza o FreeBSD?! Conte sua experiência!