Blog Escola Linux

  

Desmistificando o Sistema Operacional Debian

Desmistificando o Sistema Operacional Debian

Entre os usuários de computadores, já é sabido que o Linux é um sistema operacional desenvolvido e distribuído num modelo de negócio totalmente diferente da Apple e da Microsoft. Nas últimas décadas, ele se tornou o maior ícone do “movimento software livre”, que vem atraindo milhares de empresas e indivíduos que buscam um código aberto que permita customizações. Mas para chegar ao seu estado atual, o Linux teve que percorrer um longo caminho e atravessar centenas de distribuições, que ajudaram a popularizar o conceito de software aberto.

E entre elas, destacamos o Debian, um sistema bastante conhecido por sua excelente estabilidade e que traz funcionalidades direcionadas a servidores. Neste post, vamos desmistificar o sistema operacional Debian e apresentar-lhe toda a sua história e funcionalidades. Acompanhe.

Afinal, o que é o Debian?

O Debian é projeto e um sistema operacional que foi iniciado em agosto de 1993 por Ian Murdock – um dos responsáveis pelo Linux Standard Base - como uma nova distribuição livre, no estilo do Linux e do projeto GNU. Ele começou como um pequeno grupo de criadores de software livre, que foi crescendo gradativamente até se tornar uma grande e organizada comunidade. Ele é a única distribuição aberta em que qualquer desenvolvedor e usuário consegue contribuir com seu trabalho, e que possui uma constituição, contrato social e até documentos com políticas que organizam o projeto.

Além disso, o Debian é considerado um dos modelos mais “puros” da atualidade, já que não é uma entidade comercial e depende apenas da comunidade para manter seu sistema. Atualmente, ele é o sistema mais utilizado em todo mundo para servidores online, já que dispõe de um conjunto enorme de aplicações e possui uma construção leve e otimizada. Por padrão, ele vem com poucos recursos instalados para o uso diário e traz muitas funcionalidades direcionadas a servidores, como replicação de dados e construção de servers online.

Quais seus diferenciais?

Por serem totalmente customizadas pelos seus criadores, as distribuições Linux que existiam antes do nascimento do Debian permitiam poucas modificações, e obrigavam os usuários a fazerem o download de novas versões dos programas ou guardarem releases caso quisessem ter uma nova atualização. Mas com o sistema operacional Debian, esse cenário mudou totalmente. Com ele, os usuários só precisariam instalar uma parte básica do sistema, enquanto toda a personalização viria através de repositórios na internet. E devido à popularização da internet e aumento da velocidade de acesso, o Debian tornou-se um padrão em diversas distribuições, já que ele é um sistema enxuto e permite a criação de novos modelos do Linux.

Para quais tipos de empresa ele é indicado?

Além de ter milhões de pacotes disponíveis e ser personalizável, o sistema operacional Debian é estável como “uma rocha”. Logo, é perfeito para aquelas empresas que necessitam de uma maior estabilidade em suas operações críticas, pois mantém o foco na estabilidade do sistema. Raramente esse modelo tem algum bug ou falha, já que seus pacotes são exaustivamente testados. Por isso muitos bancos, empresas multinacionais e forças armadas já o utilizam. Até a NASA (National Aeronautics and Space Administration) começou a utiliza-lo em seus desktops na EEI (Estação Espacial Internacional). Ele também pode ser utilizado por instituições educacionais, empresas de tecnologia e organizações governamentais ou sem fins lucrativos, sendo elas de pequeno ou grande porte.

Como se especializar nesse sistema?

Para que o estudante ou profissional torne-se um especialista em servidor Debian, ele precisa fazer um curso online que foca na instalação, configuração e administração desse sistema. O curso é dividido em 14 módulos, que ensinam desde as arquiteturas e fundamentos básicos até compilações e tarefas administrativas. No final, ele pode testar os conhecimentos adquiridos através da uma prova e obter sua certificação.

E você, o que está esperando para tornar-se um especialista em servidor Debian? Matricule-se no curso agora mesmo ou deixe suas dúvidas nos comentários!

Curso Online Administração Debian

Curso Online Debian Desktop

Saiba a importância de fazer backup dos servidores
5 motivos para utilizar o LibreOffice

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative