Blog Escola Linux

  

Monte o seu próprio servidor de e-mail

Monte o seu próprio servidor de e-mail

Não dá para negar que o e-mail se tornou uma das principais ferramentas de comunicação dentro das empresas. Ideal para a comunicação com clientes, fornecedores e até mesmo entre funcionários da mesma empresa, o e-mail hoje é considerado uma ferramenta estratégica para muitos negócios.

Mas em meio a tantas vantagens presentes nesta ferramenta, muitas empresas passam por grandes dificuldades quando contam com um serviço de e-mail terceirizado em provedores.

Lentidão, instabilidades e excesso de spam, são somente alguns dos problemas mais comuns. E em meio a insatisfações, as empresas costumam cogitar a possibilidade de montar um servidor de e-mail próprio. Acompanhe os detalhes a seguir e conheça algumas opções que lhe ajudarão a se decidir.

Por que montar meu próprio servidor de e-mail?

Diversos são os motivos para uma empresa desejar montar o seu próprio servidor de e-mail. No entanto, é comum que esta decisão ocorra devido a insatisfações com seu provedor de e-mail atual que geralmente é uma empresa terceirizada que cuida deste serviço.

Dentre as queixas mais comuns, podemos destacar:

  • O atual provedor tem ficado indisponível constantemente;
  • Os e-mails não estão sendo entregues aos destinatários;
  • Filtro anti-spam mal configurado, impossibilitando o recebimento de e-mails;
  • O suporte técnico tem deixado a desejar devido a dificuldades para entrar em contato e até mesmo para solucionar problemas;
  • E-mails desaparecem da caixa de entrada;
  • Pouco espaço disponível para armazenamento das mensagens;
  • Entre outros problemas junto aos provedores. 

Como opção para sanar esses problemas, é interessante que a empresa tenha total autonomia nos assuntos relacionados a e-mail. Desta forma, tendo o seu próprio servidor de e-mail é possível administrá-lo da maneira que desejar e sem dependências de um provedor terceiro.

Vantagens de montar o próprio servidor de e-mail

Configuração personalizada: A empresa passa a ter total controle para configurar e otimizar o servidor de e-mail da maneira que desejar. Privacidade: Maior controle das mensagens que são trocadas pela empresa, havendo também a possibilidade de auditá-las quando desejar. Controle da solução: A empresa consegue ter total controle da solução, podendo realizar alterações quando desejar.

Soluções para servidor de e-mail

Quando assunto é servidor de e-mail, é fato que existem diversas soluções no mercado capazes de desempenhar adequadamente o seu papel. No entanto, a opção por um servidor de e-mail Linux está entre as preferências de muitas empresas, já que o custo costuma ser um grande atrativo aliado aos diversos recursos presentes nessas ferramentas.

Dentre as soluções de servidor de e-mail Linux mais comuns podemos destacar o Postfix e o Zimbra. Veja um pouco mais sobre cada uma delas:

Postfix:

Solução de e-mail open source criada em 1997 e patrocinada pela IBM, o Postfix se tornou uma das preferências quando o assunto é servidor de e-mail.

Devido as suas características técnicas como maior robustez, melhor desempenho e maior facilidade na manutenção e configuração, o Postfix se tornou uma alternativa ao Sendmail (outro servidor de e-mail Linux).

Outra característica importante está em sua sua arquitetura modularizada, onde diversos componentes são os encarregados pelo funcionamento do sistema. Esta característica tende a facilitar a manutenção do código e a implementação de novas funcionalidades, além de agregar maior segurança.

Zimbra:

Ferramenta de e-mail que utiliza recursos e código-fonte provenientes do Postfix. Atualmente ela conta com uma versão open source e uma versão comercial onde esta última oferece suporte aos clientes por meio da Zimbra Network, disponibilizando componentes de código fechado para conexão com o Microsoft Outlook para sincronismo de agenda.

Vale lembrar que o Zimbra é muito mais do que uma ferramenta para criação de servidores de e-mail, pois ela possui recursos de colaboração e compartilhamento de arquivos em nuvem. Desta forma, essas características devem ser levadas em consideração na hora de escolher o sistema para a montagem do seu servidor de e-mail.

Montar o próprio servidor de e-mail pode ser muito vantajoso para uma empresa que passará a ter total controle sobre as configurações e operações nesta ferramenta.

Mas vale lembrar que para montar um servidor de e-mail com sucesso, é preciso que haja conhecimentos técnicos da solução escolhida para poder configurá-la otimizá-la da forma correta.

Nós da Escola Linux oferecemos cursos de duas das melhores ferramentas para montar um servidor Linux que é o Postfix e o Zimbra. Portanto, conte com o nosso apoio para adquirir os conhecimentos necessários e começar a independência nos serviços de e-mail de sua empresa.

E você, tem alguma dúvida sobre a montagem do seu próprio servidor de e-mail? Deixe o seu comentário!

Curso Online E-mail com Zimbra

Curso Online E-mail com Postfix

Por que usar um CMS pro meu site/blog?
10 razões para usar o Joomla como seu CMS!

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative