Blog Escola Linux

  

Por que usar um CMS pro meu site/blog?

Por que usar um CMS pro meu site/blog?

Desenvolver um website não é tarefa para qualquer pessoa, afinal, é preciso ter conhecimentos técnicos em programação e design. Mas você sabia que por meio de um CMS é possível criar e administrar sites, blogs e até mesmo lojas virtuais sem dificuldades?

Acompanhe os detalhes a seguir para conhecer detalhes sobre esta ferramenta e veja algumas razões para utilizá-la em seu site/blog.

O que é um CMS?

CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, é uma ferramenta utilizada para facilitar a criação e administração de websites, blogs, fóruns e até mesmo intranets. Seu maior objetivo é facilitar a vida de criadores e administradores de sites, uma vez que é possível criar, editar, gerenciar e publicar conteúdos sem a necessidade de conhecimentos em programação.

Para compreendermos melhor o conceito de CMS, é possível dizer que ele representa uma plataforma online pré-estruturada, com opções onde o usuário pode criar o seu site de forma dinâmica.

CMS mais populares

Atualmente existem diversos CMS, no entanto, alguns nomes se destacam por terem se popularizado com o passar dos anos devido a suas facilidades e recursos cada vez mais aprimorados. São eles:

Wordpress: Considerado o mais popular, o Wordpress é um CMS gratuito utilizado em 40% de todos os sites que utilizam algum CMS. Criado em 2003, ele é o que possui maior quantidades de temas e plugins disponíveis, além de uma comunidade online muito grande e ativa.

Joomla: Criado em 2005, o Joomla também é um CMS muito conhecido. Ele possui as mesmas facilidades de edição do Wordpress e alguns recursos avançados do Drupal. Além disso, ele possui algumas opções que favorecem na hora de construir uma loja virtual, no entanto, ele pode ser utilizado também para a criação de sites e blogs.

Drupal: O Drupal é um CMS mais robusto que conta com diversos recursos avançados. Criado em 2001, ele é um CMS mais versátil e pode ser utilizado tanto em projetos de sites mais simples quanto em sistemas web mais complexos.

Outros exemplos de CMS

  • Plone
  • Xoops
  • Moodle
  • ZenCart
  • Blogger

Porque usar um CMS em meu site/blog?

Diversos são os motivos para utilizar um CMS em projetos pessoais e até mesmo corporativos. Veja abaixo algumas razões:

  • Facilidades em criar e administrar sites sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação;
  • Redução de custos com contração de profissionais de desenvolvimento/programação;
  • Devido a existência de plugins, widgets e temas disponíveis, torna-se fácil personalizar um site/blog conforme desejar;
  • Facilidade no Gerenciamento de usuários, logins, permissões;
  • Possibilidades de expansão de funcionalidades do site, podendo transformá-lo em um blog, portal ou até mesmo loja virtual sem dificuldades.

Como escolher um CMS adequado?

Em meio a diversas opções de CMS existente, é muito comum surgir a seguinte dúvida: Afinal, qual CMS devo escolher para o meu projeto? Confira abaixo algumas dicas básicas que lhe ajudará em sua tomada de decisão:

  • Defina as necessidades do seu projeto;
  • Analise as funcionalidades de cada CMS;
  • Saiba se o CMS pretendido possui alguma documentação ou comunidade de apoio;
  • Verifique a disponibilidade de cursos quem ensinam utilizar o CMS pretendido;
  • Saiba o nível de escalabilidade do seu projeto. Por exemplo, existe a possibilidade do seu site se tornar um blog ou uma loja virtual?

Não dá para negar que os CMS trouxeram muitas facilidades para a criação e administração de sites, blogs, portais, lojas virtuais, fóruns, entre outros. Mas vale destacar que mesmo não sendo necessário o conhecimento em linguagens de programação, é fundamental que o administrador do site/blog tenha conhecimentos no CMS escolhido, já que é necessário ter noções de hospedagem, configurações e criação de conteúdos, instalação de aplicativos, entre outros detalhes importantes.

Nós da Escola Linux, oferecemos cursos para dois dos CMS mais utilizados, que são o Wodpress e o Joomla. Portanto, se você pretende criar e administrar sites pessoais ou sites para a sua empresa, vale a pena aprender a utilizar essas ferramentas que farão grandes diferenças na sua produtividade.

E você, já utiliza algum CMS? Conte com a Escola Linux para dominar as ferramentas mais utilizadas na internet.

Curso Online Sites HTML5 Profissionais com Wordpress

Curso Online Introdução ao CMS Joomla

Os 6 primeiros passos para aprender Java
Monte o seu próprio servidor de e-mail

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative