Quem trabalha na área de TI já deve ter percebido as vantagens do banco de dados livres, ou Open Source, já que eles minimizam ou, até mesmo, eliminam, o TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade). Eles oferecem soluções profissionais e práticas para qualquer tipo de problema, desde aplicações caseiras até financeiras de grandes empresas.
Entre os bancos de dados livres mais usados estão o MySQL e o PostgreSQL. Sendo assim, separamos abaixo algumas explicações para que você entenda, um pouco mais, sobre eles. Veja mais!
MySQL e PostgreSQL
MySQL: Um dos mais usados do mundo Open Source devido a sua fácil administração, bem como confiabilidade. Ele, geralmente, é utilizado em grandes empresas que trabalham com um volume grande de banco de dados. Sua interface é bem simples e compatível com grandes sistemas operacionais. Mesmo sendo um dos bancos mais utilizados em todo mundo, o MySQL passa por constantes atualizações e está sempre em desenvolvimento.
Conforme dito anteriormente, o MySQL é compatível com a maioria dos sistemas operacionais existentes. Isso ocorre porque ele foi desenvolvido em C e C++. Abaixo alguns dos sistemas que o agregam:
- Compatível com todas as versões do Windows;
- Em relação ao Linux, o MySQL é compatível com as versões Fedora, Core, Debian, SuSE e RedHAT;
- As versões Solaris, HP-UX, AIX e SCO do Unix são compatíveis com o banco de dados;
- FreeBSD;
- Mac Os X Server.
Por ser Open Source, ou seja, Código Aberto, e desenvolvido e distribuído por GNU/GLP (General Public Licence ou Licença Pública Geral), o MySQL pode ser editado, assim como o seu código fonte. Diante disso, fazem parte dos princípios básicos dessa licença a utilização livre do usuário para qualquer finalidade, a livre distribuição do software para qualquer pessoa, o estudo do funcionamento do software por meio do código fonte que pode ser modificado em prol da evolução da ferramenta.
PostgreSQL: Trata-se de um Sistema de Gerenciamento de banco de dados relacional livre e estendido. Todas as informações são armazenadas, de maneira segura, em forma de tabelas, linhas e suas relações. O PostgreSQL tem a funcionalidade de lidar com cargas de trabalho pequenas (simples aplicações) até as mais pesadas (aplicações de grande porte) que necessitam o manuseio de mais usuários. Além disso suporta o padrão SQL e oferece diversas características modernas como, por exemplo, chaves estrangeiras, integridades transacionais, funções agregadas, operadores, entre outros. Vantagens - Uma das maiores vantagens de utilizar esse banco de dados é o fato de que as pequenas empresas podem atingir um nível de qualidade admirável no seu software e com baixo custo, visto que a ferramenta é de código aberto. Além disso, é possível destacar os seguintes benefícios:
- Não é necessário pagar pela licença;
- Ótima performance;
- Multiplataforma;
- Escalável.
Tanto o MySQL quanto o PostgreSQL apresentam a segurança e a acessibilidade que todo o profissional de TI procura. Sendo assim, dependendo da necessidade da empresa, cada um deles trará os benefícios ideais para manter o banco de dados protegido, além de permitir uma usabilidade prática e funcional para o dia a dia.