A Amazon Web Services (ou AWS) existe de 2006 e oferece serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web – a chamada computação na nuvem, que nos dá a chance de trocar altos gastos com infraestrutura por preços que cabem no bolso. A infraestrutura é escalável, tem custo baixo e é utilizada por centenas de milhares de empresas em 190 países.
A AWS tem datacenters na Europa, em Cingapura, na Austrália, no Brasil, no Japão e nos Estados Unidos. O baixo custo se deve principalmente ao fato de você não ter despesas iniciais ou compromisso em longo prazo. Você pode precisar de milhares de servidores virtuais ou de um só, mas só paga pelo que usa.
A plataforma é aberta e flexível. Você pode escolher o modelo de programação ou plataforma de desenvolvimento que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Além disso, é segura, com certificações PCI DSS Level 1, FISMA Moderate, HIPAA, FedRAMP e ISO 27001 e relatórios de auditoria SOC 1 e SOC 2.
Vantagens
Essa plataforma de computação na nuvem te dá a flexibilidade para executar seu aplicativo seja qual for o tipo de uso dele. A hospedagem de aplicações engloba desde aplicativos internos hospedados até ofertas de Softwares as a Service (SaaS). Você também pode hospedar suas páginas web contando com plataforma de infraestrutura escalável oferecida pela AWS.
Também é possível armazenar dados e criar soluções de backup confiáveis, todo isso com um custo baixo. Além disso, os serviços são ótimos para quem precisa distribuir conteúdo de maneira rápida e fácil para os usuários finais no mundo inteiro. E quando falamos em bancos de dados, as soluções oferecidas servem desde softwares de banco de dados empresarial hospedado até bancos de dados não relacionais.
Quando você se cadastra, a própria plataforma oferece um “treinamento” em vídeo para que você comece a usar a AWS. Ele ensina a usar um modelo de ClodFormation para começar um site de plataforma Worpress e a encontrar ferramentas de desenvolvedor, por exemplo. Se precisar de ajuda, tem várias opções oferecidas.
Por que usar os serviços AWS?
Já listamos algumas das vantagens que a Cloud Computing oferece, mas é importante que você tenha consciência desse estilo de computação e da capacidade de escalabilidade que você tem ao usar um serviço com tecnologias de internet. A computação em nuvem segue a tendência da terceirização dos negócios e, por isso, envolve confiabilidade. Você tem o que sua empresa precisa, sem a necessidade de se planejar e comprar servidores com antecedência.
A possibilidade de rodar milhares de servidores em minutos te dá resultados mais rápidos. E para que você tenha acesso a tudo isso, a AWS oferece uma plataforma altamente confiável. As principais características são o fato de a plataforma e o sistema operacional terem linguagem independente.
Você escolhe os serviços que quer usar e como vai usar. O custo-benefício , a escalabilidade e a elasticidade, pagando só pelo que usa e encerrando quando não precisar mais também são pontos muito fortes. Quem já foi cliente de algum serviço de hospedagem sabe o que é esperar horas para ter seu servidor entregue e perder tempo com tunning, ajustes finos e testes – por isso vale citar ainda o recurso Amazon Machine Images, que te permite ter uma máquina implantada e acessível em menos de cinco minutos.
Diferenças frente aos concorrentes
A velocidade da AWS, a confiabilidade, que é melhor do que a dos datacenters mais privados e o fato de permanecer online (ainda que como “ready-only”) mesmo se houver um problema é o que mais chama a atenção de quem opta pelo serviço. Em um ambiente de hospedagem tradicional, certamente não seria assim. Com o ambiente totalmente em nuvem do AWS, os sites permanecem online e geram receita.
E ainda há o grande poder de desempenho na armazenagem e segurança. A Amazon tem mais de uma década de experiência em fornecer infraestrutura mundial em larga escala. Com o investimento global em marketing de computação sendo estimado em US$ 200 bi para os próximos 10 anos, pode ter certeza que uma boa fatia será abocanhada pela AWS.
Ficou com dúvida? Pergunte nos comentários!