O Oracle, sistema gerenciador de banco de dados, é uma ferramenta muito útil para se utilizar dentro da empresa. Porém, utilizar essa ferramenta no sistema adequado pode trazer ainda mais vantagens quando se trata de velocidade e agilidade ao utilizar o programa.
Todo sistema operacional possui suas características próprias e, dentre eles, existem inúmeras divergências, sendo que uns são mais úteis em alguns casos e outros mais úteis em outros casos. Porém, alguns aspectos podem ser comparados para que se saiba qual o melhor sistema a ser utilizado.
O melhor sistema para o Oracle
Dependendo da configuração do seu banco de dados Oracle, existem vantagens e desvantagens dos tipos de sistema a serem utilizados. Além disso, as habilidades dos seus trabalhadores também devem ser observadas, pois isso influencia diretamente na produtividade com a qual vão manusear o sistema.
As vantagens de cada sistema
As vantagens de possuir o Oracle para o Linux são a performance significativamente melhorada, o fato de o sistema prover disponibilidade, contendo utilidades abrangentes do sistema e também um código de software livre. Além disso, os servidores do Oracle respeitam muito esse sistema.
Para comparar, as vantagens do Windows, quando se utiliza o Oracle, são a facilidade de desenvolvimento e também de manutenção, a requisição de menos treinamento do pessoal de TI, interface simples para as ferramentas da Microsoft, como ODBC e .NET.
As suas desvantagens
As desvantagens de ter o Oracle no Linux são que, para instalar Linux Oracle é necessário ter um pessoal com conhecimento avançado, como em Shell scripting, por exemplo, ele requer administradores de sistemas extremamente técnicos.
Já o Windows pode ser considerado mais lento do que o Oracle no Linux, que possui um administrador de sistemas e banco de dados menos glamoroso, possui um histórico de má reputação entre seus usuários, também pode ter buracos na segurança e é suscetível a vírus da internet.
Mas afinal, por que o Linux é a melhor escolha?
Instalar Linux Oracle tem muitas vantagens sobre o Windows. Em uma pesquisa realizada pela Evans Data Summer com usuários do Linux, ficou comprovado que grande parte dos usuários nunca foram infectados por vírus. E, além disso, poucos dos usuários afirmam que tiveram seus sistemas invadidos. Além desse fato, quem administra os sistemas Windows reclama do fato da necessidade de um maior tempo para a administração da rede e os seus usuários reclamam sobre o gerenciamento de segurança e de patches da operadora.
Outro fato é que, diferentemente do Oracle no Linux, no software da Microsoft é necessário um número superior de horas para que se possam concluir as tarefas de instalações. Para quem utiliza os bancos de dados, a opção de instalar Linux Oracle é muito maior do que instalar esse mesmo programa no Windows, devido ao fato de o primeiro possuir um melhor desempenho e confiabilidade que são ofertados pelo sistema operacional.
O fato das máquinas que possuem o sistema Linux serem mais rápidas e econômicas também ajuda a posicioná-lo melhor com os usuários e até mesmo com quem trabalha no setor de desenvolvimento.
E você? Já instalou o Oracle no Linux?! Conte sua experiência!