Blog Escola Linux

  

O que é SQL e porque você deve estudá-lo?

O que é SQL e porque você deve estudá-lo?

SQL é o acrônimo de Structured Query Language, ou linguagem de consulta estruturada em português. É, em suma, uma linguagem padronizada de consulta para solicitar informações de um banco de dados. Foi projetada por um centro de pesquisas da IBM entre 1974 e 1975 e introduzido pela primeira vez como um sistema de banco de dados em 1979 pela Oracle Corporation.

Historicamente, SQL tem sido a linguagem de consulta favorita para sistemas de gerenciamento de banco de dados rodando em mini computadores e mainframes. Cada vez mais, no entanto, está sendo apoiado por sistemas de banco de dados em PCs, pois suporta bancos distribuídos (bancos de dados que estão espalhados ao longo de vários sistemas de computador). Isso permite que vários usuários em uma rede local possam acessar o mesmo banco de dados simultaneamente.

Razões para você aprender SQL

O SQL está em todos os sistemas que acessam bancos de dados. Assim, é fundamental que profissionais de TI, especialmente desenvolvedores de softwares, conheçam esta linguagem e saibam lidar com ela.

Há algumas razões pelas quais os profissionais de TI devem incluir o SQL no pool de linguagens que conhecem. Afinal, esta linguagem é importante, pois é ela quem faz a ligação entre todos os bancos de dados. É usando SQL que o profissional de TI irá transformar dados em informações.

Quando se trata de programadores, é importante lembrar que o SQL está em toda parte, e no mundo digitalizado de hoje, com grandes quantidades de dados sendo reunidos todos os dias e armazenados em um banco de dados. Por isso, saber como programar com o SQL é um imperativo.

— Leia também: Servidor Web - O que é e como escolher um para seu site!

Oportunidades para administradores de bancos de dados

Para administradores de bancos de dados - conhecidos como DBAs (Database Administrators) - as oportunidades do mercado são cada vez maiores. Estes profissionais são responsáveis por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados.

Obviamente, são profissionais experientes e que têm plenos conhecimentos de SQL e de tudo que está relacionado com bancos de dados e suas aplicações e possibilidades.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Guia de Profissões da Catho, um administrador de banco de dados Oracle ganha em início de carreira, em média, um salário de R$ 4 mil reais. Para os profissionais mais experientes, os ganhos podem girar em torno de 15 mil reais conforme a indústria e a complexidade dos bancos de dados que administra.

— Leia também: Os 10 primeiros passos para aprender programação!

6 passos para você se tornar um DBA

A seguir, conheça alguns passos para você se tornar um administrador de banco de dados:

  • Entenda de SQL (faça cursos presenciais e online e aprofunde cada vez mais seus conhecimentos);
  • Busque certificações em SQL e outras linguagens;
  • Entenda inglês (pelo menos a linguagem técnica usada em TI);
  • Direcione sua carreira para isso, busque estágios e trabalhos como assistente;
  • Procure ter uma atuação além do operacional, participando das decisões que envolvem o gerenciamento de um banco de dados;
  • Participe de eventos on e offline; faça networking com profissionais experientes.

Você está pronto para aprofundar seus conhecimentos em SQL e iniciar o caminho para ser um DBA? Gostou destas dicas? Deixe um comentário!

Curso Online Tunning MySQL

Curso Online Oracle® SQL

O que é Big Data? E por que devo investir em seu a...
Boas práticas para o Help Desk da sua empresa

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative