A certificação CCNA da Cisco Systems é de extremo valor para quem trabalha no meio da tecnologia da informação, redes e conectividade. Isso porque a conhecida Cisco Systems é uma grande multinacional, líder em produção de equipamentos de TI, oferecendo soluções de comunicação e redes com sua fabricação e venda de diversos produtos.
A empresa se destaca principalmente pelo grande fornecimento de switches, e principalmente, roteadores, além de prestar também serviços nesse meio.
Pela Cisco ser uma das principais fabricantes e distribuidoras de produtos de rede e comunicação para um gigantesco público, seu certificado CCNA possui imenso valor de mercado, garantindo que você seja visto como um especialista em seus produtos e também especialista geral em produtos relacionados a redes. Acompanhe!
Como é o exame para certificação CCNA?
O exame é composto por um exame de 45 a 55 perguntas, com limite de tempo de 90 minutos para ser feito. O trabalho para o exame é feito de antemão, permitindo que você se prepare de forma efetiva. Aqui, vamos cobrir certas preparações que você precisa, antes de prestar o exame de certificação CCNA.
1. Se familiarize com a Cisco e seus produtos:
No exame da certificação CCNA, você responderá uma série de perguntas relacionadas a segurança de redes sem fio, e da internet em geral. Se familiarize com os programas e produtos da empresa, e estude bastante como se utiliza eles, para ter certeza de que conseguirá responder as perguntas com facilidade.
2. Conheça a Cisco Learning Network:
Se você tem acesso fácil às redes de produtos da Cisco, mas deseja aprofundar seu conhecimento para o exame CCNA, esse site certamente possui boa parte dos conhecimentos que vão te auxiliar a responder as perguntas do exame. Nesse site você conseguirá estudar com facilidade sobre tudo que irá cair no exame, e ainda conseguirá informações mais confiáveis, por vir direto de um site da empresa, te ensinando tudo que você precisa sobre redes e segurança.
3. Faça exames práticos:
O site mencionado acima é focado no aprendizado de rede e segurança com conhecimentos diretamente da empresa, e por isso é garantia de qualidade no material que você irá lá encontrar. Mas, além disso, ele oferece recursos que permitem você praticar e apurar seus conhecimentos. Mas a melhor ferramenta que lá eles dispõem é a possibilidade de fazer exames práticos para testar seus conhecimentos de redes. Ou seja, lá você conseguirá atestar seus conhecimentos, e também identificar em quais pontos você precisará focar mais ou menos seus estudos, auxiliando você a planejar todos os seus estudos.
4. Faça aulas preparatórias:
Caso não se sinta apto para prestar o curso sem uma boa preparação, é recomendado aulas e cursos específicos. Você tem opções de curso presencial ou online, e isso só irá variar de acordo com sua disponibilidade e também disponibilidade de cursos próximos a você.
5. Compre a prova:
Esse exame de certificação, assim como a grande maioria dos exames na área de TI, é aplicado e administrado pela Pearson Vue, a multinacional americana com muitas parcerias com fabricantes, escolas e centros de treinamento espalhadas por todo o mundo. Você então precisará comprar a prova de certificação, que custa 150 dólares americanos, e será aplicada de forma presencial, via computador. Você poderá agendar sua prova com 24 horas de antecedência, e também poderá reagendar, caso precise. O pagamento normalmente é feito via cartão de crédito internacional, pela internet, porém algumas poucas escolas aceitam pagamento no local, então verifique essa disponibilidade.
E você? Já tirou sua certificação Cisco CCNA? Possui alguma dúvida? Coloque aqui nos comentários!
A certificação CCNA da Cisco Systems é de extremo valor para quem trabalha no meio da tecnologia da informação, redes e conectividade. Isso porque a conhecida Cisco Systems é uma grande multinacional, líder em produção de equipamentos de TI, oferecendo soluções de comunicação e redes com sua fabricação e venda de diversos produtos.