O GIMP é uma ferramenta multi-plataforma de manipulação de fotos. GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagens GNU). O GIMP é perfeitamente adequado para várias tarefas de manipulação de imagens, incluindo retocar fotos, composição e construção de imagens.
O GIMP tem diversos recursos. Ele pode ser usado como um programa de pintura simples, de retoques fotográficos de qualidade profissional, um sistema de processamento de lote online, um processador de imagens para produção em massa, um conversor de formato de imagem, etc.
O GIMP é expansível e extensível. Ele foi projetado para ser estendido com plug-ins e extensões para fazer praticamente qualquer coisa. A interface de programação avançada permite tudo, desde a execução da tarefa mais simples até os procedimentos de manipulação de imagem mais complexos: tudo pode ser facilmente automatizado por meio de scripts.
10 razões para escolher o Gimp como seu software de desenhos
1) Ele é gratuito bastando somente ir na página oficial do projeto e fazer o download dele.
2) O arquivo de instalação do Gimp é bem menor que o Photoshop e com isso a instalação do Gimp é mais rápida tornado-o ideal para ser usado nem notebooks ou netbooks.
3) O Gimp pode ser executado em hardwares mais antigos e roda no Windows Mac e Linux.
4) O Gimp possui um layout mais amigável e pose ser personalizado de acordo com as suas necessidades.
5) O Gimp possui uma versão portátil gratuita.
6) O Gimp permite editar arquivos nativo no formato (PSD) do Photoshop.
7) O Gimp possui atualizações gratuitas.
8) O Gimp aceita pincéis de outros programas como o Photoshop.
9) O Gimp possui arquitetura e fonte abertas o que permite que qualquer pessoa possa produzir plug-ins para ser usado no programa sem que seja necessário ter a aprovação da comunidade
10) O Gimp permite a instalação de temas de ícones e mudança de cores da aparência.
Aproveite e comece hoje a utilizar o Gimp. Não deixe de acompanhar nosso blog da Escola Linux.