Entre vários softwares free para monitoramento de redes, o Nagios é o mais utilizado em todo o mundo, entre vários recursos disponíveis, temos dashboard apenas com informações relevantes, total integração com scripts, notificação por e-mail, sms, etc
A NASA utiliza o Nagios Core como sistema oficial de monitoria conforme link do próprio site da NASA: http://www.nas.nasa.gov/hecc/support/system_status.html.
Monitoramento de Redes com Nagios Core
Praticamente toda a administração do Nagios é feita via terminal Linux, possui um alto desempenho, não utiliza banco de dados para armazenar as informações, pois isso é feito via logs, a administração é centralizada nos arquivos .cfg sem a necessidade de configurar em diversos arquivos para monitorar um determinado serviço, horário flexível para checagem de serviço, períodos por data, tempo de checagem, relatório via PNP4NAGIOS, relatório de banda via MRTG.
Dentre as várias funções do Nagios (citado apenas algumas acima), o nível de aprendizado em é muito maior do que outros sistemas de monitoria, pois tudo que pode ser feito no Linux via scripts, pode ser integrado ao Nagios, isso o tornou o sistema de monitoria mais famoso e utilizado em todo o mundo.
Alguns exemplos de configurações para monitoria de hosts e serviços
Abaixo descrevo alguns exemplos de configuração para monitoria de hosts e serviços no Nagios:
define host{
use linux-server
host_name NAGIOS-CORE
alias NAGIOS-CORE
address 192.168.66.135
statusmap_image Rackmountable_2U_server_3D_96.gd2
icon_image Rackmountable_2U_server_3D_96.png
hostgroups NCORE
action_url /pnp4nagios/graph?host=$HOSTNAME$&srv=_HOST_'
class='tips'
rel='/pnp4nagios/popup?host=$HOSTNAME$&srv=_HOST_
}
define hostgroup{
hostgroup_name NCORE
alias Servidores Linux
}
define service{
use generic-service
host_name NAGIOS-CORE
service_description Disponibilidade icmp
check_command check_icmp!100.0,20%!500.0,60%
notifications_enabled 1
process_perf_data 1
action_url /pnp4nagios/graph?host=$HOSTNAME$&srv=$SERVICEDESC$'
class='tips'
rel='/pnp4nagios/popup?host=$HOSTNAME$&srv=$SERVICEDESC$
}
Existem muitos outros tipos de configuração no Nagios. Você pode se interessar pelo curso sobre configuração e administração do Nagios, que vai retomar algumas das informações que você leu aqui, de maneira completa e didática. Faça a primeira aula gratuitamente e volte para comentar o que você achou!