Quem está no meio do design sabe que existe uma grande discussão envolta a se usar ou não software livre. Muitos do que utilizam ferramentas de criação para artes gráficas se colocam em predileção do uso desses softwares. Porém, ainda existem aqueles que usam como fonte de criação as ferramentas padrão, como o famoso Photoshop.
No entanto, o mais interessante do uso de software livre é conseguir entender que não há um padrão definido como correto para a utilização de ferramentas para a criação. Por mais que algumas se destaquem no mercado, não é travado como única opção, isso é interessante e abre os olhos para todas as outras ferramentas que podem ser utilizadas.
É importante lembrar que não é porque usa-se software livre que significa que há uma forma explícita de superação de programa. Por mais que se considere outras ferramentas para o uso do desenho vetorial, por exemplo, dificilmente ela superará a ferramenta padrão formatada para esse uso. Acompanhe!
Trabalhando com software livre
Por mais que haja uma predileção por esses softwares, é visível que muitos trabalhos dependam ainda de suas ferramentas tradicionais. Trabalhar apenas com software livre ainda é uma situação delicada e que, muitas vezes, não consegue se concretizar. Então, as limitações que os softwares livres trazem podem impedir que isso venha acontecer.
Pensando em uma arte gráfica que necessita muito mais de uma boa criação que uma ferramenta, alguns conceitos aplicados podem suprir a necessidade feita para poder criar uma arte por meio de conhecimentos multidisciplinares, desde semiótica até o comportamento humano. Tudo que, de alguma maneira, envolva uma criação de arte.
Destaques para software livre
Se considerarmos os maiores destaques para o universo de software livre, podemos listar dois principais: GIMP e Inkscape. Quem usa dessas ferramentas para poder desenvolver criações ligadas ao muito do design, por exemplo, consegue se virar muito bem, sem que seja obrigatório o uso de ferramentas padrões.
Claro, para isso, é preciso ter um conhecimento maior em áreas que envolvam a arte, não só a ideia de conseguir desempenhar uma arte na máquina de seu computador. É preciso ter uma aplicação artística precisa. Isso porque só assim é possível adquirir um resultado muito mais específico e positivo.
Inkscape
Lidando com o desenho vetorial, ou seja, de código aberto, essa ferramenta consegue colocar a sua disposição manipuladores de códigos.
Assim, a Inkscape tem atualizações periódicas que fazem muita diferença na hora de poder contar com ela para criar uma arte diferente. Ela também dispõe de campos para lidar com textos e imagem bitmap, além de filtros e extensões.
GIMP
Esse é um programa destinado mais para a manipulação de imagens. E diferente da outra ferramenta que citamos, é possível trabalhar com mapas de bits. Na verdade, a função primordial do sistema é mais essa mesmo.
Então, é perfeito para a edição de fotos e criação de gráficos profissionais destinados para a web. Assim, trabalhos profissionais são criados com primor na arte digital criada pelo programa GIMP.
E você? Já usou algum sistema de desenhos gráficos Open Source? Sentiu dificuldades ou diferenças?!