O Arduino é uma plataforma aberta que possibilita que se criem inúmeros protótipos eletrônicos. Uma junção de hardware e software de fácil utilização, além de ser extremamente acessível para qualquer pessoa. E são muito usados por pessoas que aderiram ao movimento faça você mesmo e criam um projeto tecnológico.
O que aconteceu após a criação dessa plataforma foi, justamente, o surgimento dessas pessoas, chamadas de makers (criadores, em português). Pessoas que começaram a se adaptar ao Arduino e criar seus próprios objetos e acessórios, em um processo de crescimento de automação residencial.
Cada placa apresenta a sua própria característica, o que significa que cada uma tem um número específico de entradas e saídas e uma determinada quantidade de memória. Mas, até mesmo por ser uma plataforma aberta, pode ser feita qualquer tipo de modificação e melhoria nela.
Com o Arduino, é possível viver um tão sonhado cenário retratado em filmes e séries de ficção cientifica, em que a automação residencial era extremamente difundida e mesmo os acessórios mais básicos que podemos encontrar em nosso dia a dia poderiam ter sido construídos com robótica e computação. Com isso em mente, inclusive, surgiu o termo domotics que se refere a robótica doméstica.
1. Projeto Tweet-a-pot
Um bom exemplo quanto à funcionalidade proporcionada pelo Arduino e como as pessoas adaptaram-no para práticas extremamente simples de suas rotinas é o Tweet-a- pot ou um café com um tweet, em português. O projeto permite que por meio de um tweet com uma determinada hashtag, uma cafeteira prepare o café.
Para executar esse projeto basta que se tenha em casa uma cafeteira elétrica, um computador, a plataforma aberta Arduino de qualquer modelo e uma chave de controle de modelo powerswitch tail. Com esses elementos, é possível controlar as ações do eletrodoméstico.
2. Projeto Garduino
Esse projeto é muito interessante e extremamente útil para aqueles momentos em que vamos ficar certo período longe de casa, mas precisamos continuar regando as plantas para que elas não morram. Com o Garduino será possível programar a rega das plantas e a iluminação necessária sobre os vegetais, periodicamente em sua casa.
Para construir esse projeto, será preciso apenas alguns elementos, a placa Arduino, alguns sensores e dois relês, um termistor de temperatura e alguns pregos galvanizados que servirão para a checagem da umidade do solo. O sistema deve ser montado integrado a bombas de água e lâmpadas.
3. Projetos de alarme personalizados
Mais um projeto de automação residencial que pode ser facilmente executado com o Arduino é a criação de alarmes personalizados com sensores de presença que são acionados sempre que detectam a aparição de corpos e intrusos, disparando avisos.
Também podem ser criados alarmes com sensores de fumaça que reconheçam qualquer indicio ou início de incêndio. E, ainda, integrar esses sensores a sistemas que contatem o corpo de bombeiros ou mande mensagens para o seu celular.
Este é um ótimo projeto para começar a se familiarizar com a automação residencial, pois não há complexidade na maneira de realiza-lo, basta ligar um desses sensores com a plataforma Arduino.
E você? Ja fez algum projeto no Arduino? Conte-nos sua experiência!