O mercado profissional está cada vez mais acirrado. Com média de 50 pessoas para uma só vaga, é importante se destacar perante os concorrentes. E para se destacar, nada melhor do que incluir em seu currículo diferenciais que poderão se tornar a peça-chave para ser o escolhido na hora da entrevista de emprego, ou até mesmo para conseguir aquele trabalho freelancer que tanto deseja.
Quem trabalha na área de informática ou mais especificamente em TI, sabe o quanto pesa ter certificações relacionadas à área em seus currículos. Entre elas, está a certificação LPI – Linux Professional Institute, que são divididas entre três certificações que fazem toda a diferença para quem busca um diferencial para se destacar nesse nicho de mercado. Confira!
A certificação LPI
O certificado LPI nada mais é do que um certificado emitido pela Linux Professional Instiute para profissionais que realizam a prova emitida pela marca e obtém boas notas na avaliação. Esse certificado é reconhecido no mundo inteiro por grandes companhias, empresas e profissionais de TI, e, inclusive, é solicitado por diversas empresas ao realizar uma contratação.
A avaliação pode ser feita no Brasil por empresas credenciadas e o profissional pode escolher entre fazê-la no papel ou pelo computador. São três níveis diferentes de avaliação e cada certificado traz uma competência diferente:
LLPIC 1:L É a primeira certificação. Significa que o profissional possui habilidades de configurar uma rede básica, fazer configurações e instalações em estações de trabalho e realizar tarefas de manutenção;
LLPIC 2:L Certificação para profissionais que sabem utilizar o Linux de maneira avançada. Possui habilidades para administrar redes de grande e médio porte;
LPIC 3:L Certificação para profissionais em nível sênior em Linux. Possui capacidade para solucionar problemas de software LDAP e também do Active Directory, além de saber instalar e projetar parte desse mesmo software.
Por que é tão importante ter o certificado?
Conforme já dito anteriormente, em um mercado tão concorrido, é importante atender as demandas que aparecem pela frente. E, para isso, nada melhor do que aprender mais e estar sempre atualizado com o que há de novo no universo da Tecnologia da Informação, que é algo sempre extenso e que sempre tem algo a mais para englobar em nosso currículo.
Os profissionais que possuem certificados tão importantes como esse do LPI têm mais facilidade na hora de encontrar emprego, além de ofertas melhores de salário, já que possuem compreensão ao trabalhar em diferentes plataformas, além da já conhecida Microsoft. Quem trabalha na área sabe que o profissional que possui certificação Linux está automaticamente um degrau acima de outros profissionais que não possuem a mesma habilidade.
Sendo assim, vale a pena estudar e conseguir essa certificação tão importante, que fará toda a diferença não apenas em seu currículo, mas também ao acrescentar muito mais conteúdo à empresa que você trabalha, e de quebra, melhores propostas no mercado profissional. Então, não perca tempo e corra atrás de um futuro profissional muito mais valorizado com a ajuda desse certificado tão importante!
E você? Já é certificado LPI ou pretende se certificar? Conte com nossos cursos preparatórios LPI!