Blog Escola Linux

  

A certificação ISO 27002

A certificação ISO 27002

Certificações de segurança são muito importantes para as empresas. Elas garantem que essas organizações consigam o merecido destaque no mercado, seja nacional ou internacional. Ter um certificado é garantia de que existem responsabilidade e qualidade nos produtos ou serviços disponibilizados pela corporação.

Simplesmente pelo fato de ir atrás dessa certificação de segurança, as empresas já mostram ao seu potencial público, o quanto estão empenhadas em melhorar o seu desempenho. E, dessa forma, se tornam mais eficientes, mais competitivas e se colocam um passo a frente de seus concorrentes. O mesmo vale pra profissionais que buscam se certificar.

Essa certificação não só é um elemento fundamental, diferencial e importante para a empresa, mas faz com que os profissionais que passam por essa avaliação ganhem também seu respectivo destaque no mercado. Isso porque um profissional com essa qualificação será mais valorizado no mercado e, consequentemente, terá maiores remunerações.

ISO 27001 e ISO 27002

Existem algumas certificações ligadas a segurança da informação. A ISO 27001 certifica, por exemplo, que as empresas estejam seguindo os padrões de tecnologia da informação, das técnicas e a forma de gestão que foram institucionalizadas.

A ISO 27002 está sendo muito procurada pelos profissionais que atuam na área de TI, pois ela comprova se um determinado profissional está apto a exercer sua função. Atesta, principalmente, que esse profissional tem qualidade e conhecimento suficiente, tanto para a forma que deve realizar essa função quanto prezando pela sua segurança durante essa atividade, baseados nas regras estipuladas pela ISO.

O importante é que as organizações entendam que as duas andam juntas. Pois para obter a ISO 27001, que comprova que a gestão de segurança interna da empresa é confiável e qualitativa é preciso que seus profissionais também demonstrem suas qualidades para a ISO 27002. Mas, ainda que a empresa não busque essa qualificação empresarial que se refere a primeira ISO, a 27002 pode ser usada como uma referência de boas práticas profissionais. 

Saiba mais sobre a certificação ISO 27002

Para obter a certificação de segurança os profissionais que a desejam precisam passar por uma avaliação de suas habilidades. Para inscrever-se não há pré-requisitos, qualquer profissional da área pode se submeter a realização da prova sem maiores dificuldades.

O conteúdo que permeia o teste para a obter a certificação ISO 27002 são questionamentos a cerca de conhecimentos, e alguns conceitos tidos como básicos para alguém que atua nessa área. Portanto, certamente aparecerão assuntos como: medidas de redução de risco, CID, tipos de ameaça, etc.

A prova não tem dificuldade elevada, assim como as outras provas de certificação não são consideradas complexas. Será facilmente realizada, desde que o profissional tenha em mente os conceitos básicos da área de atuação, incluindo os riscos físicos, químicos ou biológicos e como reduzi-los. A prova tem 40 questões e a sua duração é de uma hora.

A certificação de segurança é enviada para a sua casa. Mas, para ser aprovado, é preciso que o candidato acerte pelo menos 26 questões, que correspondem a 65% da nota na prova. Existem três níveis de certificação da ISO 27002. O nível foundation, advanced e expert. A prova será feita no idioma português e as pessoas que desejam realizá-la, devem fazer o agendamento pelo site da EXIN.

E você? Tem interesse nessa certificação? Prepare-se com nosso treinamento Fundamentos Segurança de TI - ISO 27002!!

Curso Fundamentos Segurança de TI - ISO 27002

E-book 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Raspberry Pi: seu próximo dispositivo!
5 maneiras de aprender informática sem gastar muit...
Google Analytics Alternative