A cada dia que passa a tecnologia avança mais com auxilio do desenvolvimento da ciência. Começam a surgir inúmeras ferramentas e recursos que tornam o nosso cotidiano cada vez mais prático, para algumas inovações não bastou apenas deixar o dia a dia mais prático, mas também trouxeram coisas que pensávamos existir apenas em filmes.
Esse é, por exemplo, o caso do impressionante e interessante microcomputador conhecido como Raspberry PI. Um pequeno aparelho, do tamanho de um cartão e com a aparência de um chip que apesar de não parecer um computador a primeira vista, faz coisas surpreendentes.
Um recurso que as pessoas começam a conhecer melhor agora ao comprar Raspberry Pi, mas que certamente será mais difundido no futuro, tamanha as suas possibilidades. Vamos apresentar a seguir o que é essa ferramenta tecnológica e assim te dar suporte conceitual para também comprar Raspberry PI. Acompanhe!
O que é o Raspberry PI?
Instalar Raspberry PI parece algo complicado pela maneira como foi apresentado? Pois não é. Por mais complexo que o aparelho pareça, ele foi pensado de forma a oferecer mais praticidade para os entusiastas e curiosos por tecnologia, o microcomputador tem duas características fundamentais, é muito pequeno e de baixo custo também.
É do tamanho de um cartão de crédito, mas abriga inúmeras funções. Processador gráfico, interface para USB, slots de cartão de memória, HDMI e respectivos controladores são características dele. O Raspberry é completo, tem barramento de expansão e memória RAM. O microcomputador é uma das inovações tecnológicas que começam a se popularizar e entrar no gosto das pessoas, tanto que já começam a comprar Raspberry PI.
O funcionamento
Não há grande segredo a cerca do funcionamento da ferramenta. Assim como qualquer outro computador, ele transforma a energia elétrica em informações, o que obviamente é uma maneira simples de explicar a função instalar Raspberry PI.
Os seus processadores foram construídos a partir de ARM, o que torna mais viável o uso de unidades que gastem menos energia e geram menos calor. O uso do microcomputador também é adequado para sistemas de controle e máquinas mais genéricas. O usuário do Raspberry PI, também pode conectar teclados e mouses ao computador.
O computador também suportar Linux e roda vídeos em alta definição, já que existe a saída HDMI, com ele é possível fazer quais quer coisas que são realizadas em computadores convencionais como planilhas, ouvir músicas, ver vídeos, escrever textos, etc. Para isso, basta apenas que quando instalar Raspberry PI o sistema operacional esteja no cartão de memória SD.
Os modelos
Existem diferentes modelos desse computador no mercado. O Raspberry PI Zero é um modelo muito barato (5 dólares). O processador é um single-core de 1 GHz com 1 GB de mémoria RAM e saída microHDMI com capacidade para transmitir vídeo a 1080p e 60 quadros por segundo. As limitações dessa versão são causadas pelo próprio tamanho do computador, onde as portas USB foram removidas (ficando apenas uma microUSB).
Depois temos os modelos A e B. O modelo A é mais barato por ter um hardware mais simplificado, com memória RAM de 256 MB já vem também com uma porta ethernet e uma USB. Já o outro modelo, o B, é equipado com maior capacitação. Apesar de mais caro é pouco maior em dimensão o que comporta duas entradas USB e memória RAM de 512 MB. Os outros elementos são parecidos ao do outro modelo.
E você? Já comprou ou utilizou o Raspberry Pi? Conte-nos sua experiência!