Lançado em 1989, o PostgreSQL é um SGBD de código livre mantido pela PostgreSQL Global Development Group. Os seus desenvolvedores seguem um modelo de criação chamado de "Bazar". Nele é dito sobre as maneiras da engenharia de software segundo sua s próprias anotações no processo de criação do Linux.
Por ser de código aberto, o PostgreSQL é bastante usado no ambiente web. Recomenda-se a todos que desejam investir na criação de pequenos sistemas web que se especializem e apliquem o banco de dados PostgreSQL. Acompanhe!
Principais características do PostgreSQL
Entre os principais recursos do PostgreSQL podemos citar:
- Chaves estrangeiras;
- Buscas mais complexas;
- Software robusto e de alta qualidade com código de manutenção e bem comentado;
- Administração de concorrência multiversão;
- Integridade transacional;
- Desempenho, segurança e alta disponibilidade;
- Alta Acessibidade;
- Apoio ao modelo híbrido objeto relacional;
- Visões;
- Gatilhos;
- Indexação por texto;
- Linguagem de programação estruturada em diferentes linguagens para procedimentos armazenados, exemplo são pgSQL, Python, Java, Perl, C, etc;
- Sistema para guardar dados PostGIS, de Sistema de Informação Geográfica.
E ainda, pode ser ampliado por qualquer usuário, ganhando novas ferramentas como: linguagens procedurais, tipos de dados; funções; operadores; funções de agregação; métodos de índice, entre outros. Por causa de sua licença menos restritiva, esse SGBD pode ser usado, mudado e distribuído por qualquer empresa e para qualquer finalidade (comercial, acadêmica, pessoal) sem precisar pagar nenhum tipo de licença ou quaisquer outras remunerações.
O que surpreende muitas pessoas é que o conjunto de recursos do PostgreSQL é mais comparável com o da Oracle ou do SQL Server do que com o MySQL propriamente. A única conexão entre o MySQL e o PostgreSQL é que esses dois projetos são de código aberto; Além disso, as características e as filosofias são quase totalmente diferentes. Uma das principais características da Oracle desde a versão 7 foi o "isolamento instantâneo", onde os leitores não bloqueiam escritores e os escritores não bloqueiam os leitores. Você pode se surpreender ao saber que o PostgreSQL foi o primeiro banco de dados a ser projetado com esse recurso e oferece uma implementação completa.
Todos esses recursos oferecem uma grande variedade de opções de implementação para arquitetos de software. Há muitas maneiras de resolver problemas ao criar aplicativos e mantê-los durante longos períodos de tempo. Nos primeiros dias, quando o PostgreSQL ainda era um banco de dados de pesquisa, o foco era exclusivamente em novos recursos legais. Ao longo dos últimos 15 anos, enormes quantidades de código foram reescritas e melhoradas, dando-nos um dos servidores de software mais estáveis e grandes disponíveis para uso operacional.
Quem está usando o PostgreSQL atualmente? Usuários proeminentes incluem a Apple, BASF, Genentech, IMDB, Skype, NTT, Yahoo, The National Weather Service entre várias outras gigantes do mercado. O PostgreSQL recebe mais de 1 milhão de downloads por ano, de acordo com os dados enviados à Comissão Européia. E você já testou esse banco de dados SQL? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo!