A tecnologia vem revolucionando o modo de comunicação, principalmente em ambientes corporativos que necessitam de comunicação ágil e eficaz.
A carga de trabalho cada dia mais ofensiva e demandas de informação e operação cada dia maiores dificultam bastante a comunicação entre os colaboradores de uma corporação, tanto para operacionais quanto para gestores. Visto que a comunicação é fator predominante para o sucesso de uma corporação.
Mensagens instantâneas são uma ótima forma de melhorar a comunicação, integrar equipes, alinhar estratégias em corporações de qualquer tamanho ou segmento. Acompanhe!
Comunicação Interna
Em times e equipes grandes comunicar em tempo real é uma missão árdua sem a utilização de tecnologia. Podemos citar como benefícios da utilização de tecnologias de mensagem instantânea em uma empresa:
- Comunicação veloz, maior integração e engajamento dos colaboradores;
- Reuniões virtuais, interação e troca de dados, informações em tempo real;
- Redução de custos com ligações e deslocamentos;
- Aumento na produtividade e qualidade das informações;
- Alinhamento de estratégias e objetivos de negócio.
O grande desafio de utilizar as tecnologias atuais para facilitar a comunicação é como controlar, gerenciar e evitar que essas soluções saiam do padrão corporativo, ou seja, sendo empregadas para fins pessoais ou desnecessários para o interesse do negócio. Para suprir essas demandas é importante que a tecnologia tenha gestão, controle e auditoria. Tais recursos encontrados na solução "Openfire".
O Openfire
O Openfire (anteriormente conhecido como Wildfire, e Jive Messenger) é um mensagens instantâneas (IM) e servidor de conversas em grupo que usa XMPP servidor escrito em Java e licenciado sob a Licença Apache 2.0.
A maioria administração do servidor é feito através de uma interface web, que funciona nas portas 9090 (HTTP) e 9091 (HTTPS) por padrão. Os administradores podem se conectar de qualquer lugar e editar as configurações do servidor e configuração.
Recursos do Openfire
O Openfire suporta os seguintes recursos:
- Painel de administração baseada na Web;
- Interface de Plugins Customizáveis;
- SSL support / TLS;
- Instalação interface web de fácil utilização e guiada;
- Conectividade de banco de dados (ou seja incorporado HSQLDB ou outros DBMS com JDBC 3 driver) para o armazenamento de mensagens e detalhes do usuário;
- Conectividade LDAP;
- Independente de plataforma, Java puro;
- Integração total com cliente XMPP;
- Podem apoiar mais de 50.000 usuários simultâneos.;
A extensão proprietária para Openfire permite que várias instâncias do servidor para trabalhar juntos em um ambiente em cluster. Esta extensão é agora open source também (mas depende Oracle Coherence, um produto comercial). Há também um plugin de cluster de código aberto baseado em open-source tecnologia Hazelcast.
Spark: Cliente Openfire
O Spark é um cliente IM Open Source, multi-plataforma cliente IM otimizado para empresas e organizações. Ele apresenta suporte embutido para chat em grupo, integração de telefonia, e uma forte segurança. Ele também oferece uma ótima experiência do usuário final com recursos como verificação in-line feitiço, grupo bookmarks sala de bate-papo, e tabulada conversas.
Combinado com o servidor Openfire, o Spark é a alternativa mais fácil para a utilização de redes de mensagens instantâneas públicas.
Case Openfire
Um exemplo de implementação dessa ferramenta é o Tribunal de Justiça do Tocantins que através de tecnologia OpenSource ("Openfire/Spark") utiliza solução de mensagem instantânea para melhoria nos processos.
Com o SPARK, a Justiça Estadual proporcionará facilidades na comunicação, agilizando o envio e recebimento de informações. O serviço está disponível aos servidores das Comarcas, Juizados e do Tribunal de Justiça que possuem o e-mail institucional do Judiciário (@tjto.jus.br). Após a implantação novos cadastros de contas de e-mail terão, automaticamente, contas no sistema de mensagem instantânea.
De acordo com o responsável do projeto e chefe da Divisão de Administração e Segurança de Redes do TJTO, Marcelo Leal de Araújo Barreto, uma das vantagens do serviço é que o mesmo pode ser acessado de outros locais que não o Tribunal de Justiça, bastando apenas que o usuário tenha uma conta da instituição. Além disso, o Spark oferece mais segurança à comunicação interna do Judiciário e permite a transferência de arquivos via chat (referência).
E você, já utiliza ou já utiliza Openfire em sua empresa? Conte-nos sua experiência!