As certificações Red Hat são reconhecidas pelo alto nível de qualificação que oferece aos profissionais de TI. A avaliação é feita de maneira diferenciada e, por isso, elas têm um peso grande no mercado e despertam confiança. As certificações variam conforme as especializações, mas neste artigo vamos nos concentrar nas que são destinadas a analistas de suporte de infraestrutura: a RHCSA, a RHCE e a RHCA.
Tudo sobre as certificações Red Hat
RHCSA
O Red Hat Certified System Administrator é o primeiro passo para a certificação Red Hat. É a primeira que deve ser obtida para quem quer adquirir conceitos mais firmes sobre Linux e para aqueles que estão vindo de outras distribuições de sistemas UNIX. O exame prático dura duas horas e meia e é preciso se preparar fazendo os cursos RH124 Red Hat System Administration I e RH135 Red Hat System Administration II with RHCSA exam.
RHCE
O título de Red Hat Certified Engeneer (RHCE) é o principal certificado RedHat. Ele garante que você seja habilitado para configurar os serviços de rede e sistemas que rodam o Red Hat Enterprise Linux. Essa certificação foi eleita a melhor do mercado de TI pela CertCities.com.
Para conseguir esse diferencial para sua carreira é preciso ser aprovado em uma prova prática que dura três horas e meia. Conforme o seu nível de experiência com Linux (que pode ser avaliado fazendo um questionário pré-avaliação no site da Red Hat Brasil), você pode se preparar para o exame fazendo os seguintes cursos:
- RH124 Red Hat System Administration I
- RH135 Red Hat System Administration II with RHCSA Exam
- RH255 Red Hat System Administration III with RHCSA/RHCE Exams
- RH300 Red Hat RHCE Certification Labs (RHCSA/RHCE Exams)
- EX200 RHCSA Exam
- EX300 RHCE Exam
RHCA
A certificação Red Hat Certified Architect (RHCA) é o nível mais alto da certificação da Red Hat. Ele pode ser obtido por profissionais de TI que já sejam Red Hat Certified Engineers (RHCE). A credencial é flexivele pode ser adaptada às áreas de Datacenter, Infraestrutura em Nuvem, Plataforma de Aplicativos e Desenvolvimento de Aplicativos - em todos os casos você deve demonstrar suas habilidades para tarefas comuns referentes a essas áreas.
#Datacenter
No caso do datacenter, por exemplo, você deve provar que conhece bem os sistemas seguros da Red Hat contra acesso não autorizado, implantar e gerenciar a infraestrutura de hosts e convidados e usar o Red Hat Storage Server, entre outros atributos.
Você pode escolher entre 5 certificações, detalhadas nos links abaixo:
- Red Hat Certificate of Expertise in Server Hardening
- Red Hat Certified Virtualization Administrator (RHCVA)
- Red Hat Certificate of Expertise in Clustering and Storage Management
- Red Hat Certificate of Expertise in Deployment and Systems Management
- Red Hat Certificate of Expertise in Performance Tuning
- Red Hat Certificate of Expertise in Hybrid Cloud Storage
- Red Hat Certified JBoss Administrator (RHCJA)
#Nuvem
No caso da especialização em nuvem, você deve se mostrar apto para criar, configurar e gerenciar nuvens privadas usando o Red Hat Enterprise Linux® OpenStack® Platform, bem como uma plataforma de aplicativos em nuvem com o OpenShift Enterprise da Red Hat. Você também precisa comprovar que sabe gerenciar vários sistemas usando o Red Hat Satellite Server e implementar soluções de armazenamento flexíveis tanto para nuvens locais quanto para híbridas. Nesse caso há mais cinco certificações disponíveis, que estão detalhadas nos links:
- Red Hat Certified Engineer in Red Hat OpenStack
- Red Hat Certified System Administrator in Red Hat OpenStack
- Red Hat Certificate of Expertise in Hybrid Cloud Management
- Red Hat Certificate of Expertise in Platform-as-a-Service
- Red Hat Certificate of Expertise in Hybrid Cloud Storage
- Red Hat Certified Virtualization Administrator (RHCVA)
- Red Hat Certificate of Expertise in Deployment and Systems Management
#Plataforma de Aplicativos
Você precisa comprovar suas habilidades para instalar, configurar e gerenciar o Red Hat JBoss® Enterprise Application Platform e os aplicativos executados nele, além de aliar dados de diversas fontes usando o Red Hat JBoss Data Virtualization. Também é preciso provar que você sabe criar, configurar e gerenciar aplicativos em nuvem com o OpenShift Enterprise da Red Hat e gerenciar Apps em ambientes de nuvem híbrida. Nessa área as certificações são:
- Red Hat Certified JBoss Administrator (RHCJA)
- Red Hat Certificate of Expertise in Platform-as-a-Service
- Red Hat Certificate of Expertise in Data Virtualization
- Red Hat Certificate of Expertise in Hybrid Cloud Management
- Red Hat Certificate of Expertise in Application Server Management
#Desenvolvimento de Aplicativos
Quem se especializa nessa área adquire a habilidade de implementar uma camada de mapeamento de objeto/relacional (ORM) de usar a virtualização de dados para fontes de dados federadas e de gerenciar servidores e aplicativos. Também se torna apto a implementar padrões de integração corporativa e regras de negócios, além do design de processo. As certificações para essa área são:
- Red Hat Certificate of Expertise in Persistence
- Red Hat Certificate of Expertise in Camel Development
- Red Hat Certificate of Expertise in Data Virtualization
- Red Hat Certificate of Expertise in Business Rules
- Red Hat Certificate of Expertise in Business Process Design
- Red Hat Certified JBoss Administrator (RHCJA)
- Red Hat Certificate of Expertise in Application Server Management
Como você pode construir o seu próprio RHCA combinando diferentes certificados de especialização, é normal que o empregador peça a certificação da Red Hat e queira verificar os certificados que você obteve. O ideal é que você faça as escolhas das especializações se baseando na sua área de concentração.
São várias certificações e exames, por isso é preciso pesquisar antes de escolher qual é a certa para você. Existem certificações específicas para administradores de sistema, engenheiros e arquitetos e outras para desenvolvedores corporativos e administradores de aplicativos. No total, são mais de 20 possibilidades para que você faça sua opção.
Ficou com alguma dúvida sobre os cursos, exames ou avaliações? Pergunte nos comentários!