Qual Linux usar na minha empresa? Esta é uma das grandes dúvidas de muitos profissionais de TI quando o uso do Linux entra em pauta no setor corporativo.
Sabemos que o Linux possui centenas de distribuições e é natural existir dúvidas sobre qual distribuição pode ser melhor para cada empresa. E pensando neste assunto, separamos alguns pontos importantes a serem avaliados na hora de escolher qual distribuição instalar em servidores ou desktops na sua companhia. Acompanhe!
Qual o melhor Linux para a minha empresa?
Que o Linux é um excelente sistema operacional, isso tudo mundo já sabe, mas na hora de utilizá-lo dentro do ambiente corporativo, surgem muitas dúvidas. Afinal, qual o melhor Linux para minhas necessidades, qual Linux é mais leve e mais adequado? Para responder essas dúvidas é preciso inicialmente identificar onde será utilizado o Linux. Ou seja, tanto para utilizá-lo em desktops quanto para servidores, é preciso considerar os seguintes pontos:
Uso do Linux para desktop:
- Deve ser leve;
- Deve possuir versões sempre atualizadas;
- Apresentar segurança adequada;
- Design otimizado e fácil de ser utilizado pelos usuários;
- Deve dar suporte para as ferramentas que a empresa utiliza;
Uso do Linux para servidor:
- Deve ser seguro;
- Estável;
- Deve proporcionar facilidade na instalação de serviços;
Opções para desktop:
Linux Mint:
O Linux Mint é uma distribuição derivada do Debian e Ubuntu. Além de ser moderna e fácil de usar, esta distribuição conta com suporte completo para recursos multimídia, incluindo softwares como Adobe e Flash Player. Outro ponto interessante do Linux Mint, é a frequência das atualizações, que são lançadas duas vezes por ano.
— Leia também: Utilizar Linux ou Windows para o servidores de hospedagem?
Linux Ubuntu:
O Ubuntu é uma das distribuições mais conhecidas entre os usuários de Linux e também apresenta excelentes soluções para as empresas. Esta distribuição é ideal para ser utilizada em desktops, já que conta com uma interface e configuração amigável, em relação a outras distribuições.
Opções para servidor:
Red Hat Enterprise Linux:
A Red Hat Enterprise Linux é uma distribuição fabricada pela empresa Red Hat, líder mundial em plataforma corporativa Linux.
Criada com o foco no mercado comercial (incluindo mainframes), esta distribuição possui excelentes estabilidades e flexibilidades para criar ambientes híbridos, virtualizar ou lançar novos aplicativos. Outro fator de destaque é o suporte, treinamento e programa de certificação que são fornecidos pela própria Red Hat.
— Leia também: Como e Por Que Obter Uma Formação Linux Profissional?
SuSE:
O SuSE é um sistema criado para operar com grandes cargas de trabalho. Ele já vem pronto para as principais rotinas de trabalho das empresas, além de possibilitar interoperabilidade entre sistemas e até mesmo o uso de aplicações Office. Outra vantagem está na sua flexibilidade de instalação em workstations, portáteis, servidores ou thin-clients.
CentOS:
Considerada uma das melhores distribuições Linux para servidores, a CentOS é derivada de códigos distribuídos gratuitamente pela de Red Hat Enterprise Linux.
Por possuir compatibilidade com pacotes de softwares preparados para sistemas da Red Hat, o CentOS acaba tendo o mesmo nível de segurança e suporte através de updates, porém sem custos.
A estabilidade e a robustez são características marcantes desta distribuição que também pode ser utilizada em desktops.
Debian:
O Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e por representar um sistema operacional bastante sólido, seu código acabou dando origem para mais de 140 outros sistemas. Utilizado em servidores e desktops, esta distribuição possui compatibilidades com mais de 37,5 mil pacotes de programas, dentre ele o LibreOffice, Iceweasel e o Evolution.
Saber qual Linux utilizar dentro da sua empresa pode parecer uma tarefa difícil, já que em meio a diversas opções, é muito comum haver indecisão na hora da escolha. No entanto, conforme vimos, é preciso inicialmente identificar qual será a real necessidade do uso da distribuição dentro da sua empresa.
Cada distribuição possui uma característica única e desta forma, é preciso identificar precisamente a solução que melhor irá se adaptar as necessidades de um servidor ou desktop em sua companhia.
Vale lembrar que além das distribuições citadas neste artigo, o Linux conta com muitas outras opções que devem ser analisadas pelo profissional ou equipe de TI, a fim de identificar qual delas possui as características e funcionalidades ideais para o cenário da sua empresa.
E você, utiliza alguma distribuição Linux em sua empresa? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.