Tanto o GitLab quanto o GitHub são sistemas que realizam o controle de versionamento de projetos e gerenciamento de códigos-fontes. Eles normalmente são utilizados durante o desenvolvimento de softwares e manutenção dos mesmos. Graças a esses sistemas, é possível que os usuários editem simultaneamente o mesmo código-fonte, fazendo alterações e revisões, deixando tudo mais organizado e fácil de se lidar.
Como o próprio nome sugere, o GitLab e o GitHub são baseados no mesmo software de controle de versão: o Git. Entretanto, qual a diferença entre o dois e qual o melhor para você?
Antes de tudo, o que é esse tal de Git?
Antes de compararmos as duas ferramentas de versionamento, nós precisamos entender o que é o Git e como ele funciona.
O objetivo do Git é gerenciar o desenvolvimento de projetos de software e controlar as versões que vão sendo alteradas com o tempo. O Git armazena esse tipo de informação em uma estrutura de dados chamada de Repositório.
Um repositório Git é o lugar aonde os desenvolvedores armazenam, compartilham, testam e colaboram entre si, tudo isso pela web, para concluir projetos. Muito completo né? Agora vamos as diferenças:
GitLab vs. GitHub, quais as diferenças?
Apesar de terem o Git em comum, existem diferenças notáveis entre as duas ferramentas de versionamento.
A principal diferença entre os dois é que enquanto o GitHub é uma plataforma de colaboração no qual nos ajuda a revisar e administrar códigos remotamente, o GitLab é majoritariamente focado para o DevOPS.
O GitHub é mais popular entre os desenvolvedores e armazena milhões de repositórios, porém recentemento o GitLab vem ganhando muita popularidade, isso porque a empresa investe constantemente em novas funcionalidades para tornar o Gitlab mais competitivo e melhor para usuário.
Se você precisa de uma ferramenta mais flexível e quer gastar menos dinheiro, então o Gitlab pode ser uma opção melhor. Porém se você confia nos mais de 40 milhões de desenvolvedores, então o Github pode ser a melhor opção para você.
No entanto, o Gitlab possui algumas vantagens notáveis sobre o Github, isso porque ele oferece para os desenvolvedores um número ilimitado de repositórios privados para serem usados em um sistema de integração contínua embutido na plataforma.
Além disso, uma grande diferença entre os dois é a filosofia de cada plataforma. O Github possui uma maior disponibilidade e está mais focado na performance da infraestrutua, enquanto que o Gitlab está mais focado em oferecer um sistema centralizado e integrado para desenvolvedores.
Portanto, se você estiver trabalhando em um grande projeto em colaboração com vários desenvolvedores, então o Github pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu trabalho requer integrações contínuas, então o Gitlab é com certeza a melhor opção para você.
Espero que você tenha gostado de nosso artigo sobre as diferenças entre o Gitlab e o Github! Para mais insights como esse não esqueça de assinar a nossa newsletter, até a próxima!