Blog Escola Linux

  

A importância do monitoramento proativo de redes

A importância do monitoramento proativo de redes

As empresas são muito dependentes de softwares que visam aperfeiçoar os trabalhos e serviços dentro de seu espaço, pois os adventos tecnológicos e os computadores fizeram com que ferramentas de comunicação e intercâmbio de informações fossem otimizadas.

Se essas ferramentas se mostram mais atuantes no mundo dos negócios é necessário também garantir a segurança dessas redes para que essas pessoas consigam fazer as suas atividades sem que hajam interrupções ou problemas que comprometam a gama produtiva dentro da corporação.

Nesse ponto do processo é que se percebe a necessidade e importância das equipes e profissionais de TI. Pois, mesmo os equipamentos mais avançados que a tecnologia permite e as atualizações mais recentes dos softwares, não há garantia que que não haverá erros nos sistemas.

E para tentar prevenir esse tipo de acontecimento e garantir aos usuários dessa rede de comunicação é que se mostra muito útil o monitoramento de rede, que deve acontecer de forma constante e pro ativa. Com o acompanhamento dos profissionais de TI, é possível alcançar maior desempenho dos computadores em suas trocas de informações. Acompanhe!

O que é o monitoramento de rede?

O ato de monitorar é o mesmo que observar o desempenho de um sistema. Uma forma, inclusive, de manter prevenido para possíveis problemas ou perceber sinais importantes que aponte para um estado de não normalidade do sistema. Com isso será possível tomar medidas de remediação. Isso é chamado de monitoramento proativo e reativo. Um que visa antecipar os problemas e o outro que analisa a melhor forma de resolver os problemas após detectá-los.

Para TI, quando o sistema mostra sinais de que não está funcionando normalmente, algumas de suas funções não estarão ocorrendo da maneira como se espera. Logo, isso é notado pelos clientes que usufruem da ferramenta e retratado, pois compromete as relações de produção. Por vezes os sinais que indicam o comprometimento de um sistema são o difícil acesso ou o não funcionamento de determinada seção ou função do sistema; quando é apresentado algum tipo lentidão; quando a o desempenho de alguns serviços começam a mostrar piores resultados; entre outros sinais.

Então, o que as ferramentas de monitoramento vão fazer, efetivamente, é mostrar as métricas de maneira visual (por meio de gráficos, números, infográficos e mapas). Com isso, informações importantes ficam ao dispor das equipes de TI responsáveis.

Ferramentas de monitoramento de rede

Nagios é uma das ferramentas, para monitorar a rede, mais popular entre os profissionais de TI. Isso porque oferece um serviço prático. Com ele, é possível monitorar hosts e serviços e ter o feedback dos problemas quando ocorrem. Depois da versão 3.0.4, é compatível também para sistemas Unix (outras versões são Linux).

Outra ferramenta muito popular é o Zabbix e oferece uma experiência completa aos usuários, pois seus alertas podem ser comunicados de diversas formas diferentes, como mensagem de texto no celular, e-mails e chamados de helpdesk. Permite também configuração para ações automáticas.

As ferramentas são diversas, cada uma com suas particularidades, oferecendo uma nova experiência e diferentes destaques no serviço. A maior importância dessas ferramentas é localizar e pontuar quais os problemas que podem estar acontecendo nos sistemas e servidores dos clientes.

E você? Como monitora sua rede? Conte-nos sua experiência!

Curso Online Monitoramento de Redes com Zabbix 4

Curso Online Monitoramento Nagios

O que é e por que usar um firewall Pfsense pra sua...
Por que profissionais certificados são mais valori...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative