Blog Escola Linux

  

Introdução à Virtualização com Proxmox

Introdução à Virtualização com Proxmox

A virtualização foi um processo introduzido na década de 60 para melhor programar e gerenciar seus equipamentos em computadores. Esse processo consiste na criação virtual de algo, sendo isso um sistema operacional, servidor, rede de computador, banco de dados, ou até de um computador completo.

Isso vem sendo usado por diversas empresas que precisam testar aplicativos, softwares, computadores e etc... além disso, pode ser usada para criar diversas máquinas dentro de uma empresa, para um trabalho mais sigiloso entre inúmera vantagens. Saiba mais!

As diversas utilidades da virtualização

Além disso, temos na virtualização a possibilidade de gerar Snapshot dos servidores, que basicamente salva os seus arquivos e dados em um certo período, e pode ser tanto usado como Backup, desfazendo qualquer alteração feita posteriormente, ou como mecanismo de migração.

Temos até a utilidade de poder emular os mais diversos sistemas dentro de um computador. Há a possibilidade de se emular um sistema operacional dentro de outro. No entanto, a função mais comum de alguns programas de virtualização é a criação e manutenção de servidores por meio de programas especializados para trabalhar com isso. Hoje, falaremos de um dos mais versáteis, o Proxmox.

Proxmox Virtual Environment

Conhecido por sua versatilidade, praticidade e ampla compatibilidade, o Proxmox é a ferramenta de virtualização escolhida tanto para grandes empresas quanto para um usuário comum.

A criação do Proxmox surgiu não somente da vontade, mas da pura necessidade que dois desenvolvedores do Linux perceberam: apesar da facilidade de se usar o Linux como sistema para programação, ele não tinha sistema para BackUp, e assim eles criaram o virtualizador Proxmox. Logo o Proxmox ascendeu à fama. Ele era um dos poucos softwares do seu tipo disponíveis que tinham amplas funções que costumam só vir em softwares pagos, porém com licenciamento gratuito e ainda com código aberto.

Assim como a virtualização inovou as centrais de dados, o Proxmox veio para surpreender os mais diversos utilitários desse tipo de programa. Compatível com o Linux, ele vem se destacando sobre seus rivais em diversos pontos. Sendo um Software de código aberto, seu código-fonte pode ser livremente explorado, estudado, modificado e utilizado sem preocupação com os direitos autorais sobre ele, permitindo uma liberdade maior para sua utilização. Impressionantemente, toda a gestão, utilização e criação feita pelo Proxmox é feita pela web!

Características do Proxmox

O maior atrativo do Proxmox é seu amplo número de funções para um programa gratuito e de total liberdade de uso.

Ele possui, por exemplo, ferramentas para programação de horários específicos para se executar backups de sistema operacional, sua função original.

Sua solução baseada no hypervisor KVM (kernel-based virtual machines) permite o armazenamento de HA (High-avaliability) clustering, além da administração das redes e computadores virtuais pelo programa. Além disso, as máquinas no armazenamento por HA podem facilmente ser transferidas entre uma máquina física a outra sem inutilizar o computador durante a transferência.

O Proxmox se constitui na solução ideal de virtualização para pequenas e médias empresas que querem um sistema robusto, simples e eficiente.

E você? Já utiliza ou pretente usar o sistema de virtualização Proxmox?!

Curso Proxmox: Gerência de Máquinas Virtuais

Curso Online FreeNAS: Administração e Configuração

Artes gráficas com software livre
Raspberry Pi: seu próximo dispositivo!

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative