Blog Escola Linux

  

Desmistificando o Wordpress

Desmistificando o Wordpress

 

Oferendo um pacote com mais de 34 mil plugins e recebendo um tráfego de 14,7 mil milhões de pageviews por mês em sua rede de blogs, o Wordpress é, provavelmente, a ferramenta de criação e gerenciamento de sites mais popular do mundo.

Neste artigo, procuraremos desmistificar o Wordpress, mostrando desde a sua história até as suas funcionalidades mais atuais que o levaram a atingir essas impressionantes estatísticas. Acompanhe!

O que é Wordpress, afinal?

O WordPress nada mais é que um aplicativo de gerenciamento de conteúdo para web, voltado principalmente para a criação de blogs. Escrito em PHP com banco de dados MySQL e focado nos padrões Web e na usabilidade, ele atende até mesmo as necessidades mais específicas do público que deseja ter um blog mais profissional e com mais recursos. Talvez o que chama mais a atenção sobre o WordPress é o fato dele ser um software livre e gratuito.

Ele também não exige que seu usuário tenha qualquer habilidade de design ou codificação para desenvolver um site com aparência profissional. Isso porque a plataforma disponibiliza milhares de modelos de sites gratuitos, conhecidos como ‘temas’. Não é à toa que, hoje, essa plataforma de Gerenciamento de Conteúdo é considerada a maior do mundo, dominando quase 70% do mercado mundial. E este número tendo a aumentar nos próximos anos.

Como foi que ele surgiu?

O WordPress foi lançado em maio de 2003 por seus desenvolvedores Matt Mullenweg e Ryan Boren. No início, a plataforma era muito diferente da que usamos hoje. Ela era muito pequena e oferecia pouquíssimos recursos, e visava apenas melhorar o modo como as pessoas escreviam em seus blogs todos os dias. Mas os anos se passaram e a ferramenta evolui bastante, tendo hoje milhares de usuários de todas as partes do mundo.

O que a ferramenta oferece?

Mecanismos de publicação: A ferramenta de publicação do WordPress facilita bastante o gerenciamento do conteúdo. Com ela, é possível criar rascunhos, revisar conteúdos e programar a publicação. Também é possível tornar um conteúdo público ou privado, bastando apenas definir uma senha.

Diversos temas e Plugins: A plataforma também oferece uma galeria repleta de temas e plugins para o usuário criar um belo site. Leva apenas alguns segundos para adicioná-los na página. Se a pessoa tiver noções de XHTML e CSS, poderá modificar ou criar seus próprios temas e plugins do zero.

Search Engine Optimization: O Wordpress também permite a otimização de sites para mecanismos de busca (SEO). Caso o usuário deseje um SEO mais ‘refinado’ para alavancar sua posição nos buscadores, ele pode buscar plugins específicos para isso na galeria.

Gerenciamento de usuários: Como nem todos os usuários (editores, autores e redatores) requerem o mesmo tipo de acesso ao site, os administradores podem criar um perfil para cada um deles. Assim, podem definir permissões para todo os usuários, de acordo com sua função.

O que é a comunidade Wordpress?

Por possuir o código aberto mais popular da internet, o Wordpress conta com uma comunidade de designers e desenvolvedores, presente em inúmeros sites, eventos e redes sociais, que dão suporte os usuários e mantém a ferramenta ‘viva’. No site da comunidade brasileira, os usuários podem ler notícias e novidades e participar de eventos relacionados ao universo do Wordpress.

Como hospedar um site Wordpress?

WordPress.com: Ao utilizar o WordPress.com, o usuário não precisará se preocupar com hospedagem e domínio próprio, já que o seu site será executado pelos servidores da companhia. Basta ele acessar o endereço e criar a sua página gratuitamente em apenas alguns minutos. No entanto, alguns temas e plugins não ficarão disponíveis. Além disso, o usuário precisará uma pequena taxa caso queira utilizar o seu próprio domínio.

WordPress.org: Este é o site de desenvolvimento do WordPress, que dá ao usuário a possibilidade de baixar uma ferramenta de criação de sites e blogs e ter controle total sobre o design e a funcionalidade da sua página. Neste caso, ele precisará arcar com os custos de hospedagem e domínio, já que apenas a ferramenta é disponibilizada para download gratuitamente. No WordPress.org, também é possível instalar temas e plugins e modifica-los.

Servidor próprio: É possível baixar o código do Wordpress e instalar em um servidor próprio (seja na nuvem ou internamente na sua empresa).

Quem já usa o WordPress?

Muitos blogs famosos, celebridades, agências de notícias e empresas de grande porte já utilizando o WordPress. Como exemplo, podemos citar os canais de notícia CNN e The New York Times, os portais Bloomberg e TechCrunch, os cantores Katy Perry e Snoop Dogg, as universidades Harvard e Nicholls State, a indústria cinematográfica The Walt Disney Company e no Brasil, o blog da presidência da República.

O que fazer para utilizá-lo?

Para utilizar a ferramenta agora mesmo, basta que o usuário visite os sites WordPress.com ou WordPress.org, com base na sua decisão acerca da hospedagem. O WordPress também é muito famoso por sua facilidade de instalação, que na maioria das vezes leva menos de cinco minutos para ser concluída. Quanto às atualizações, elas também são bastante simples, e as versões mais recentes da ferramenta oferecem o incrível recurso de atualização automática.

Viu só quanta funcionalidade o Wordpress oferece? Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada à essa ferramenta ou queira nos contar suas experiências com ela, utilize o campo de comentários abaixo!

Curso Online Sites HTML5 Profissionais com Wordpress

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

7 erros comuns de gerenciamento de projetos - e co...
OpenELEC vs OSMC! Qual a melhor central multimídia...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative