Você já imaginou em transformar o seu Raspberry Pi em um videogame completo? Emulando jogos como os da Nintendo, Atari, MSX e entre outros ? Isso é possível com o RetroPie ou com o RecalBox! Acompanhe!
Jogos antigos no Rasbperry Pi
Os consoles de jogos retro se tornou um dos projetos mais populares para a Framboesa. Uma vez que você está configurado, você pode jogar toneladas de jogos de Video Games antigos usando uma variedade de controladores disponíveis. Tudo que você precisa é um Raspberry Pi e o software certo. O RetroPie foi o primeiro sistema operacional emulador completo para o Pi, já o Recalbox é o mais recente, mas simplifica todo o processo de instalação.
Ambos os sistemas são baseados em RetroArch e o EmulationStation, que são combinados em front end que permite que você escolha entre uma variedade de emuladores. Tanto RetroPie e o Recalbox também vêm com o centro multimídia chamado de Kodi, então se você está procurando um centro de entretenimento all-in-one, esse é o caminho certo! Tanto o RetroPie quanto o Recalbox suportam atualizações on-line, recursos de retrocesso, salvar os estados e possibilita as capturas de tela. Aqui estão os outros conceitos básicos.
O RetroPie foi inicialmente um pequeno projeto que foi lançado quase que no mesmo tempo do lançamento da próprio Raspberry e assim se tronou amplamente disponível. Hoje em dia, é um projeto muito maior. Sua finalidade principal é emular tantos jogos quanto possível em cada modelo do Pi. É também quase sempre atualizado dentro de poucos dias de uma liberação de uma nova versão da framboesa. Graças à sua longevidade, ele também tem fóruns de suporte ativos e documentação bem escrita.O Recalbox é um pouco mais recente que o RetroPie, e embora seja mais fácil de configurar, não tem o alcance cultural que o RetroPie tem. Além de ser um sistema operacional totalmente DIY, também funciona um pouco desajeitadamente como uma loja também, embora você não é obrigado a comprar nada para usar Recalbox. Fora disso, o Recalbox parece muito idêntico ao RetroPie.
Ambas as opções de obter um grande console de jogos antigos são bons, mas o processo de configuração, suporte ao sistema de jogos e as opções de personalização variam entre os dois. Primeiro, você não precisa saber nada sobre a gravação de um cartão SD com o Recalbox, que é tipicamente uma das partes mais irritantes de qualquer sistema operacional no Raspberry Pi. Em vez disso, faça o download da versão mais recente do Recalbox, copie todos os arquivos para o cartão SD e coloque o SD no seu Pi. Recalbox lida com o resto. Já o Retropie, requer que você use um queimador de cartão SD de terceiros ou use a linha de comando no Unix/Linux. Ambos são fáceis, mas o Recalbox é ainda mais fácil e menos intimidante.
Quanto aos controladores, o Recalbox e RetroPie pedem automaticamente que você configure seus controladores no primeiro boot, mas o Recalbox tem o suporte out-of-box para controladores PS3 sobre Bluetooth (RetroPie requer um pouco de conhecimento para obter este trabalho.) Enquanto o processo é quase idêntico em ambas as ferramentas, a criação de um controlador no Recalbox é mais fácil.
Uma vez que os controladores estão configurados, tanto o RetroPie como o Recalbox têm todas as mesmas opções onde você pode configurar o seu Wi-Fi, fazer alterações de configuração e atualizar seu sistema. Caso contrário, você está pronto para começar a jogar.
Sites de referência: https://www.recalbox.com/ e https://retropie.org.uk/
E você? Já configurou seu Rasbperry Pi para jogos antigos?! Conte sua experiência!