Blog Escola Linux

  

OpenELEC vs OSMC! Qual a melhor central multimídia para o seu Raspberry Pi?

OpenELEC vs OSMC! Qual a melhor central multimídia para o seu Raspberry Pi?

Uma das tarefas mais comuns que é feita no Raspberry Pi, é de usar como uma Media Center, ou ainda um Home Theater. O processador do Pi, é especialmente projetado para o uso de uma poderosa central multimídia.

Seu tamanho pequeno(de um cartão de crédito), baixo consumo de energia, e uma operação silenciosa, faz do Pi um dispositivo perfeito para os entusiastas de tecnologia. Desde que ele foi criado, já foi lançado vários tipos de sistemas para transformar em um sistema mais amigável para qualquer tipo de usuário. Acompanhe!

Com um sistema de media center instalado, é capaz de você por exemplo:

Serviços de Streaming: Não precisa aguardar horas até baixar o filme por completo, o arquivo é exibido por streaming igual estamos acostumados no YouTube, Netflix e Popcorn Time: você clica, aguarda alguns segundos e começa a ver o vídeo;

Catálogo de filmes: apresenta uma enorme coleção com milhares (por que não milhões?) de filmes e séries de TV em interfaces lindas, mostrando pôster e imagens ilustrativas, além de informações complementares como ficha técnica e sinopse em português;

Controle remoto: é manuseado pelo controle remoto da sua TV, sem necessidade de ligar o mouse, teclado ou sequer abrir o app de controle remoto no smartphone a cada vez que vou assistir um filme;

Guia: o Pi controla os episódios vistos e não vistos em séries de TV;

Simultaneidade: exibe episódios de séries de TV em qualidade padrão HD (720p).

Temos dois excelentes sistemas de media player para rodar no seu Raspberry Pi, o OSMC e o OpenELEC. Ambos são sistemas operacionais livres com base no Linux. Mas cada um possui suas peculiaridades. Criamos uma avaliação dos pontos fortes e fracos de cada um.

— Leia também:  15 coisas divertidas para fazer com um Raspberry Pi

Layout

Navegando através do novato OSMC pode parecer um pouco confuso a princípio. Várias opções em todas as janelas são na cor branca, enquanto o item selecionado no momento também foi destacada em branco (aqueles não selecionados em cinza). Às vezes eu não tinha certeza das minhas seleções. Navegar através de meu menu do OSMC foi um pouco inconveniente e a falta de nomes de ícones ou dicas fez deixar pior. Claro, uma vez que você está acostumado com isso e com os ícones não é um problema.

OpenELEC

Há vários tipo de temas e layouts variados para se usar no OSMC, mas eu acredito que o OpenELEC foi um pouco melhor nesse requisito.

Vencedor: OpenELEC

Opções e Recursos

Quando se trata de opções e recursos o OSMC é melhor do que OpenELEC. Isto não é novidade, considerando a abordagem de proteção feita pelo OpenELEC. Ele de forma intencional, torna mais difícil de fazer quaisquer alterações ao nível do sistema para garantir a segurança e estabilidade. Por exemplo, fazer um overclocking no OpenELEC pode ser complicado ao mesmo tempo que é facilmente realizado pelo menu do OSMC.

OSMC

Da mesma forma, o OSMC também fornece acesso fácil as configurações de hardware do Raspberry Pi. Já o OpenELEC pode ser bastante complicado para os usuários que desejam fazer uma configuração mais personalizada. Ao contrário do OpenELEC, o OSMC pode instalar vários aplicativos nele. Por padrão, apenas o SSH, FTP, TVHeadend, e Samba estão disponíveis, mas estou certo de que mais programas serão criados para ele. É só questão de tempo. Acessando a loja do OSMC, requer uma conexão de internet para baixar os softwares.

Outra característica interessante que encontrei no OSMC são os pré-ajustes para vários tipos de controles remotos de diferentes marcas. Se você tiver um dos muitos controles remotos na lista, você pode configurar seus controles com apenas um clique.

O acima são apenas alguns exemplos. O OSMC tem várias características adicionais, cujos detalhes estão fora do escopo deste artigo. Comparando os dois sistemas, temos um vencedor.

Vencedor: OSMC

As diferenças de velocidade do OSMC e do OpenELEC são praticamente inexistentes. Na minha opinião, ambos são direcionados para diferentes públicos. O OpenELEC tem uma abordagem mais conservadora e faz um trabalho incrível no fornecimento do Kodi barebones (plataforma semi-completa que serve de base para um computador). Devido a esta razão o OpenELEC possui menos recursos. Já o OSMC, que é construído em um Linux Debian, é mais flexível e permite a instalação de outros pacotes.

Então, se você quer uma central multimídia pronta o OpenELEC ou OSMC podem satisfazer suas necessidades. Usando os 20 melhores aplicativos do Kodi, os dois sistemas podem deixar o seu Raspberry Pi uma poderosa central multimídia. Mas se você está procurando personalizar e deixar com mais recursos de softwares e hardware, sem dúvida, pode escolher o OSMC.

Esperemos que este artigo tenha fornecido as informações suficientes para facilitar a sua escolha.

Conte-nos se possui um desses dois media centers e sua experiência com eles!

Curso Online Raspberry Pi

Guia Prático 101 dicas para usar o Linux como um Profissional!

Desmistificando o Wordpress
Os 10 primeiros passos para aprender programação

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative