Blog Escola Linux

  

Utilizar Linux ou Windows para o servidores de hospedagem?

Utilizar Linux ou Windows para o servidores de hospedagem?

A dúvida sobre qual sistema operacional rodar em seus servidores não é exclusividade de quem está começando na área da TI. Inevitavelmente surge a dúvida entre hospedagens em Linux ou em Windows.

Essa escolha fica ainda mais complexa quando vai além da implementação, envolvendo mudar toda a mentalidade de uma empresa. Mesmo que isso represente retorno financeiro, quando algum investimento ainda deve ser realizado, tudo precisa ser analisado com cuidado.

Então, qual seria a melhor escolha? Vejamos os atributos dos principais sistemas operacionais utilizados em servidores para hospedagem: Linux e Windows. Confira!

Hospedagem em Linux e Windows

Tecnicamente falando, a hospedagem em Linux é indicada quando scripts em PHP, Ruby, Pear, Python ou CGI serão utilizados, assim como banco de dados MySQL.

Hospedagem em sistemas operacionais Windows são indicadas caso sejam utilizados ASP ou ASP.NET, com banco de dados em SQL ou Access. Por isso é sempre interessante verificar qual tipo de aplicativo e como ele foi desenvolvido antes de escolher o tipo da hospedagem. Outro detalhe: quando for HTML os dois sistemas operacionais podem ser utilizados.

O software proprietário Windows tem a característica bem conhecida de ser amigável ao usuário e possuir um centro de apoio técnico. Updates, principalmente de segurança, são lançados frequentemente. Isso torna necessário constantes atualizações, já que quando um updates é lançado, saí também o problema que conduzia aquele bug, mostrando a brecha a potenciais infratores.

Já em matéria de velocidade, tanto servidores Linux como Windows operam da mesma maneira em cargas normais. Contudo, quando em processos simultâneos e de grande tráfego, por ser um software livre o Linux possui uma vantagem devido à possibilidade de alterações conforme a necessidade.

Vantagens do servidor Linux

Servidores Linux são os mais populares, possuindo dessa forma os atributos esperados por desenvolvedores. Já em 2012 consumidores pediam aos principais fabricantes de hardware para servidores por sistemas operacionais Linux.

Em Fevereiro deste ano, a W3Techs publicou uma pesquisa onde analisou 10 milhões de servidores e constatou que 67,8% deles operavam em Unix. Deste valor, 35,9% era Linux especificamente, contra outros 32,3%.

Esse tipo de dado representa o aumento popularidade de softwares livres, e é decorrente de características como:

Software livre (open source): Sistemas operacionais Opensource possuem uma grande comunidade ativa de membros que facilitam a resolução de dúvidas, lançando constantemente upgrades, funcionalidades e correções.

Flexibilidade: Hospedagens Linux podem ser utilizadas para as mais variadas aplicações: websites blogs, e-commerce e aplicações multimídia, por exemplo. Além disso, como Linux foi criado baseado em GNU (General Public License), há diversas distribuições como Red Hat, Ubuntu e SUSE.

Preço: Empresas que fornecem serviços de hospedagem como a Amazon, utilizam uma variação de Linux. Com esta opção, ao não pagar licenças de software, conseguem diminuir drasticamente o valor cobrado por seus serviços.

Segurança e confiabilidade: Naturalmente, tudo que esteja conectado na rede possui algum nível de risco. Contudo, por ser um software livre e possuir a já mencionada comunidade ativa, quaisquer problemas que são identificados são reportados em fóruns e os desenvolvedores podem realizar as alterações de segurança necessárias.

A necessidade atual de DevOps

Ao escolher um determinado operacional, empresas encontram um problema: pessoal capacitado. Isso conduz tais empresas a muitas vezes realizarem o caminho inverso, que é observar as capacidades do corpo técnico e adquirir o sistema operacional que mais se adequa a essas capacidades.

Este não é um bom método. A empresa perde muito com esse tipo de decisão. Então uma das prioridades atuais é contratar corpo técnico habilitado a lidar com as melhores ferramentas disponíveis.

Isso é um prato cheio para quem trabalha em TI e quer melhorar de carreira. Enquanto desenvolvedores farão com que os servidores estejam o mais rápido possível atuantes, sysadmins trarão à empresa em que trabalha a confiança de rodar servidores em Linux sem a preocupação de que serviços básicos ficarão fora de operação. Quando estas duas capacidades são conduzidas em conjunto, surge a figura do devops. Para mais informações da importância de DevOps clique aqui.

As já mencionadas vantagens de utilizar servidores Linux somente serão aproveitadas em sua totalidade se o corpo técnico não tiver problemas em acompanhar o andamento do sistema e souber o que deve ser alterado. Outro ponto importante é que, conforme todas hospedagens vão pra nuvem, o profissional deve estar atento e estudar mais sobre essa tendência.

Se você faz parte do comitê gestor de uma empresa, considere servidores Linux. Se você é um profissional considere aprender mais sobre esse sistema operacional.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco. E continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre capacitação Linux e outras novidades!

Curso Online Hospedagem de Sites com ISPConfig

Curso Online E-mail com Postfix

Você é Profissional de TI? Confira 10 dicas para e...
Você sabe o que são e para que servem os VPNs - Vi...

Artigos Relacionados

Google Analytics Alternative